Acampamento mundial de escoteiros termina com recorde de participação
O Jamboree na Suécia acaba com show, mensagens de paz e 40 mil jovens e adultos cantando e pulando na chuva
Raquel Hoshino
adolescentes e adultos, de 146 países. Também foi a segunda maior delegação brasileira presente em um evento do gênero, com 814 pessoas. Eles viveram em barracas durante 12 dias, em Rinkaby, na Suécia. Para acomodar tantas pessoas, é necessário construir uma verdadeira cidade, com ruas, avenidas, bancos, lojas, restaurantes e até bairros para as tendas, os
subcampos. E tudo isso é desmontado após o encerramento.
O tema do evento foi Simplesmente Escotismo e procurou resgatar valores caros ao movimento, como a paz, o voluntariado, a vida saudável ao ar livre e ecologia. O Jamboree, como é chamado, acontece de quatro em quatro anos e, para os escoteiros, equivale aos Jogos Olímpicos ou à Copa do Mundo - com a diferença de que, no acampamento, o objetivo não é competir e ganhar medalhas e, sim, fazer amigos. Para isso, muitas atividades educativas e jogos em grupo, em que jovens de diversas partes do globo têm de se misturar para completar as tarefas.
Sustentabilidade também foi um tema que mereceu destaque. Além de debates e workshops sobre reciclagem, desenvolvimento sustentável e energias renováveis, todo o lixo orgânico foi transformado em biogás. Este também foi o primeiro acampamento que contou com internet wi-fi em todo o campo e um app exclusivo (iPhone e Android) para os participantes.
A cerimônia de encerramento teve shows de artistas europeus, como a sueca Sanna Nilsen, a belga Kate Ryan e a banda de metal Europe, e contou com a presença de Gustaf, rei da Suécia, que também é escoteiro. O rei, emocionado, fez um breve discurso, enfatizando a importância do evento: "O Escotismo prepara os jovens para a vida". A sempre simpática rainha Silvia, filha de brasileira e que viveu em São Paulo durante a infância, trocou vestidos e tailleurs por um amarelíssimo casaco da delegação sueca.
O próximo acampamento mundial acontece em 2015, no Japão.
O Escotismo — Fundado na Inglaterra, em 1907, por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, um oficial do exército inglês, com o objetivo de promover atividades mais saudáveis às crianças, o Escotismo, hoje, é o maior movimento jovem mundial. São mais de 30 milhões de escoteiros e escoteiras espalhados por 161 países, segundo dados do World Scout Bureau. Escoteiros famosos incluem: o cineasta Steven Spielberg, o apresentador de TV Bear Grylls, o CTO da HP, Phil McKinney, o astronauta Buzz Aldrin, a atriz global Adriana Birolli e a rainha da Holanda, Beatrix.
[mimi] Emiliano Rodrigues Melo