Especialidades (Serviços e Habilidades escoteiras)



SERVIÇOS


ADMINISTRAÇÃO 
1  .  Estar familiarizado com métodos e processos
administrativos, tais como: reengenharia, qualidade total,
just in time, etc.


2. Entender a necessidade da administração do tempo em
sua vida pessoal ,demonstrando um  alto nível de
organização nas tarefas individuais.


3. Compor o organograma do Escotismo Mundial, em todos os seus níveis.
apresentando-o à Seção.


4. Visitar uma empresa de qualquer ramo de atividade e apresentar ao
examinador um relatório que permita deter minar sua linha de produção, de
comercialização ou de prestação de ser viço.


5. Montar um projeto de aplicação de suas economias pessoais para um período
de seis meses.


6. Apresentar um projeto de crescimento qualitativo e quantitativo da Seção,
especificando:
• Como pode colaborar efetivamente;
• Metas e prazos deter minados.


7. Compreender e elaborar demonstrativos f inanceiros simples.


8. Conhecer o funcionamento e a importância da Bolsa de Valor es no Brasil e
no mundo, estando familiarizado com os termos cor respondentes, tais como:
IBOVESPA, mer cado futuro, day trade, blue chips e outros.


9. Montar um projeto de constituição de uma empresa fictícia de qualquer
ramo, especificando: áreas de atuação, recursos necessários, projetos iniciais,
metas e prazos; discutir com o examinador suas idéias de marketing e
propaganda a serem utilizados no projeto.


AGRICULTURA
1. Preparar a terra, na presença do examinador, para um
pequeno plantio (duas verduras).


2. Explicar as diferenças entre fruta e verdura, fazendo uma
l i s t a   d o s   p r o d u t o s   e   a n o t a n d o   a s   s u a s   p r i n c i p a i s
características (nutrientes).


3. Conhecer o manejo dos seguintes instrumentos de trabalho:
pá, enxada, ancinho e colher de jardineiro.6 0


4. Realizar um processo de germinação e o transplante de uma planta.


5. Listar verduras e frutas que se plantam e consomem em maior quantidade
em sua comunidade.


6. Explicar o que é agronomia, agricultura, fruticultura, horticultura, floricultura
e hidroponia.


7. Conhecer de for ma geral as máquinas agrícolas tradicionais e modernas,
utilizando-as no pr ocesso produtivo de um cultivo qualquer.


8. Fazer uma apresentação sobre a importância da agricultura no Brasil.


9. Cooperar nas tarefas de uma fazenda durante pelo menos cinco dias, à
razão de seis horas diárias.


10. Desenvolver uma horta, utilizando a hidroponia.


11. Verificar os níveis de desgaste da terra e conhecer as r azões de recuperação,
pelo manejo e r emanejo de plantio.


12. Mencionar as pragas, enf ermidades, insetos e parasitas que afetam os cultivos
da r egião, indicando medidas corretivas naturais.


13. Ter conhecimentos, adquiridos pela prática dos  seguintes trabalhos: arear,
semear, transplantar, cultivar, regar, irrigar, ceifar, colher, secar, encinzar,
trilhar, ensacar, etc., de acordo com os costumes da r egião, com as práticas
da agricultur a local e com os equipamentos existentes.


14. Conhecer os modos de manter a terra fértil – adubagem (fertilizantes químicos
e naturais), rotação das culturas etc. - e quando utilizá-los.


15. Conhecer plantas medicinais da região e seu uso.


ALFABETIZAÇÃO
1. Conhecer a importância da alf abetização para um país.


2. Conhecer métodos de alfabetização para adultos e crianças.


3. Integrar um grupo de alfabetização voluntário de sua
c omu n i d a d e ,   a j u d a n d o   n a   p r e p a r a ç ã o   d e  ma t e r i a l ,
ensinando leitura e aplicando a tividades recreativas.


4. Organizar uma campanha de arrecadação de livros entre
familiares e vizinhos para montar uma biblioteca e doá-los aos alfabetizadores.


5. Organizar sessões de leitura de textos em sua família e grupo de amigos,
seguindo-se a análise comentada dos textos lidos.


6. Elaborar um relato de sua experiência ao participar de uma equipe de
alfabetização e apresentá-la à Seção.


7. Conhecer a organização de uma campanha de alfabetização em sua
comunidade, colaborando com sua realização.6 1


8. Capacitar-se como alfabetizador voluntário.


9. Organizar uma campanha de alfabetização destinada a um mínimo de duas
pessoas, durante um período de três meses, em sua comunidade.


ANIMAÇÃO DA FÉ
1. Conhecer os preceitos de sua religião próprios para sua
idade e demonstrar que os está cumprindo.


2. Participar ativamente de um evento organizado por sua
confissão religiosa, apresentando um relatório escrito ou
oral de sua participação.


3. Freqüentar com assiduidade e interesse seu culto religioso.


4. Ter lido um livro de formação religiosa indicada por sua conf issão, resumindoo para a Matilha ou Patrulha.


5. Dirigir momentos de reflexão e oração para a Seção ou Gr upo Escoteiro.
Explicar o que é oração e que razões nos levam a orar.


6. Demonstrar esforço para ampliar sua formação religiosa, participando de
encontros ou de grupos de jovens de sua confissão.


7. Conhecer as origens de sua confissão religiosa.


8. Animar uma celebração r eligiosa em um acampamento, com textos, orações
e canções.


9. Organizar um cancioneiro com cantos  religiosos que sirvam para animar
celebrações ou Fogos de Conselho.


10. Conhecer os textos de sua religião.


11. Animar um culto em sua comunidade de fé, participando como leitor , músico,
comentarista ou cantor.


12. Conhecer os vultos de sua confissão religiosa que sejam exemplo de vivência
dos valores expressos na Lei e na Promessa.


AQUICULTURA
1. Demonstrar interesse pelo cultivo dos seres que habitam
os mares, rios e lagos, tanto para a reprodução destinada
ao consumo como para a manutenção do ecossistema.


2. Conhecer os cuidados básicos exigidos pela espécie de
aqüicultura a que se dedica.


3. Conhecer as modalidades de cultura e os métodos mais
aplicados, pesquisando sobre os mais utilizados em sua região.


4. Manter uma criação, durante um período adequado à espécie a que se dedica,6 2
e f azer um prato para ser degustado pela Seção.


5. Conhecer os sistemas de alimentação, reprodução, prevenção de doenças e
tratamento de águas ou condições de clima e correnteza.


6. Visitar uma aqüicultura e elaborar relatório para apresentação à Seção,
destacando os beneficias resultantes para a comunidade local.


BABÁ
1. Saber os telefones de emergência de sua localidade.


2. Descrever regras de segur ança a serem observadas quando
cuidando de crianças e bebês.


3. Saber os cuidados de higiene a observar no trato com
crianças e bebês.


4. Ter noções básicas de primeiros socorros.


5. Saber trocar a fralda de um bebê.


6. Preparar uma mamadeira.


7. Distrair duas crianças, por mais de quatro horas.


8. Saber lidar com doenças infantis comuns.


9. Trabalhar como voluntário durante pelo menos cinco períodos, totalizando
20 horas, em uma creche, maternal ou jardim de infância, descrevendo seu
funcionamento.


BIBLIOTECONOMIA
1  .  V i s i t a r  ma i s   d e   d u a s   b i b l i o t e c a s ,   c o n h e c e n d o   s e u
funcionamento.


2. Saber onde adquirir livr os novos e usados.


3. Ser usuário de alguma biblioteca.


4. Conhecer um sistema de classificação de livros.


5. Mostr ar que os livros que possui estão organizados.


6. Organizar a biblioteca da Seção e mantê-la por mais de seis meses.


7. Conhecer as partes de um livr o.


8. Saber indicar pelo menos seis autores famosos e o gênero a que se dedicam.


9. Saber os procedimentos adequados para cuidar e conservar os livros.


10. Saber quais os insetos que atacam o papel e como evitar seu ataque.


11. Entrevistar uma bibliotecária e apresentar relato à Seção.


12. Organizar e realizar uma campanha de aquisição de livros para a biblioteca
da Seção.


13. Sa ber  encadernar livros.6 3


14. Apresentar uma lista de pelo menos doze livros recomendados para crianças
e jovens.


15. Montar a ficha bibliográfica de dois livros.


BOLSA DE VALORES
1. Definir o que é uma Bolsa de Valores.


2. Explicar a importância da Bolsa  de  Va lores par  a a
economia do país.


3. Explicar o que são ações de uma empresa.


4. Conhecer a composição acionária de uma empresa de
capital aberto.


5. Conhecer a estrutura do mercado acionário nacional.


6. Visitar uma corretora de valores e verificar seu funcionamento, apresentando
relatório ao examinador.


7. Explicar como são feitas as operações de compra e venda de ações.


8. Explicar a globalização do mercado acionário mundial.


9. Realizar uma operação de Bolsa de Valores.


CARPINTARIA
1. Conhecer cinco tipos diferentes de madeira e suas aplica-
ções.


2. Saber utilizar com segurança as diversas ferramentas de
carpintaria, tais como serrotes e serras (manuais ou
elétricas).


3. Aplainar manualmente uma tábua de pelo menos 3 m de comprimento.


4. Projetar uma estrutura de telhado de  pelo menos 50 m2-, em qualquer
estilo, incluindo quantidade de material a ser utilizado e ferramentas
necessárias; fazer uma maqueta do seu projeto, em escala.


5. Conhecer os sistemas de medição de madeira (metragem e cubagem),
explicando suas diferenças e equivalência.


6. Preparar um modelo de f orma para concretagem de vigas em concr eto
armado, explicando métodos de tr avamento e escor amento de segurança.


7. Montar uma caixa de ferramentas de carpintaria para uso da Seção ou da
Patrulha.


8. Conhecer e explicar a diferença entre a montagem de uma forma de madeira
para concretar lajes em concreto ar mado e lajes pré-moldadas.


9. Visitar uma carpintaria e apresentar à Seção um relato da visita.6 4


CARTOGRAFIA
1  .  C o n h e c e r   e   l e r   uma   c a r t a   t o p o g r á f i c a ,   n á u t i c a   o u
aeronáutica.


2. Saber orientar uma carta pela bússola ou traçar um rumo
de pelo menos cinco pontos.


3  .  T r a  b a l h a r   c om  e s c a l íme t ro  ,   c  u  r  v íme t r  o,   c o r  d ã o,
transferidor, réguas paralelas, rosa dos ventos, desvios magnéticos e de agulha
e outr os instrumentos e dados.


4  .  S  a be r  manu s e a r   um GPS   (Globa l  Pos i t ioning   S y s t em  -   S i s t ema  de
Posicionamento Global).


5. Visitar uma instituição ou empresa que realize trabalhos de levantamentos
topográficos, hidrográficos  ou aerofotogramétricos.


6. Fazer um mapa de um percurso de sua escolha, com bússola e caderno de
encar gos ou livro de campo, numa extensão de  3.500 m, mostr ando os
principais aspectos do terreno e o que se encontra em ambos os lados da
estrada, dentro de distâncias razoáveis, usando a escala de 1:20.000.


7. Demonstrar como funcionam e se representam em cartas topográficas,
náuticas ou aeronáuticas, as curvas de nível, as linhas isobáticas e infor mações
cor rela tas.


8. Conhecer m sistemas de escalas e medições de distância em cartas
topográficas, náuticas ou aeronáuticas.


9. Demonstrar que conhece e sabe utilizar as convenções tradicionalmente
empr egadas em cartas topográficas, náuticas ou aeronáuticas.


CONFEITARIA
1. Pr eparar um bolo, uma torta e um pudim para a Seção.


2. Preparar docinhos caramelados ou glaciados, ou bombons
recheados.


3. Pr eparar um bolo artisticamente confeitado, com modelo
copiado de uma publicação, que deve  ser exibida par a
comparação.


4. Sa ber preparar salgadinhos, ar rumando-os em uma bandeja para ser vir aos
convidados a uma festa.


5. Saber identificar os ingredientes necessários para fazer um bolo para 50
pessoas, calculando seu custo.


6. Saber preparar um doce a partir de uma receita fornecida pelo examinador.6 5


CONSTRUÇÃO CIVIL
1. Fazer argamassa, utilizando as proporções corretas de água,
cimento e areia.


2. Saber utilizar a colher de pedreiro e peneirar areia.


3. Improvisar um fio de prumo e saber usá-lo.


4. Conhecer as ferramentas usuais do pedreiro.


5. Conhecer a técnica de colocação de tijolos, levantando
uma parede com ângulo de 90º.


6. Saber aplicar o nível e a régua.


7. Cimentar um pedaço de chão.


8. Saber colocar ladrilhos e mosaicos.


9. Saber abrir e fechar rasgos em parede.


10. Saber a diferença entre cimento e concreto.


11. Reconhecer os principais elementos estruturais que formam uma constr ução.


12. Rebocar uma parede e fazer arremates de alvenaria em peitoris e soleiras.


CRIAÇÃO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
1. Conhecer os hábitos, alimentos e tudo o mais de que
depende o bem estar de dois animais de estimação.


2. Conhecer as doenças e outros males que possam afligir
aos animais que escolheu para relatar e os respectivos
tratamentos.


3. Ter tr atado, durante um período mínimo de três meses,
de pelo menos um animal de estimação, sempre em  boas condições de
conforto e saúde.


4. Identificar as formas de crueldade a que estão expostos os animais, conhecer
a legislação que os protege e saber como solicitar e obter a ação das
autoridades competentes para impedir o maltrato.


5. Saber como proceder em caso de acidentes com animais.


6. Saber explicar medidas de proteção requeridas pelos animais.


7. Construir, instalar e manter um bebedouro e comedouro para animais de
estimação.


8. Identificar os benefícios das vacinas, com medida preventiva, e os perigos
representados pelas parasitas que provocam as principais zoonoses.


9. Identificar, pelos sons que emitem, seis diferentes animais de estimação.


10. Preparar e apresentar à Seção, em presença de um médico veterinário, uma
palestra sobre criação de animais de estimação.6 6


11. Visitar uma entidade dedicada à proteção de animais e apresentar à Seção
um relatório sobre os trabalhos que ali se desenvolvem.


12. Demonstrar conhecimento sobre o processo de reprodução de um animal
de estimação e os cuidados recomendados em tal circunstância.


DECORAÇÃO
1. Explicar o significado e a importância da decoração de
ambientes.


2. Conhecer os diferentes tipos de m6veis e acessórios
utilizados na decoração de uma residência.


3. Conhecer os diferentes tipos de plantas ornamentais usados
na decor ação.


4. Conhecer e explicar a relação entre desenho, arquitetura e decoração.


5. Fazer um projeto de distribuição de móveis e acessórios em uma sala.


6. Decor ar uma peça de sua casa, demonstrando equilíbrio entre cores.


7. Visitar um escritório de decoração e realizar uma pesquisa sobre os
equipamentos utilizados e a situação do mercado de trabalho.


8. Apresentar uma exposição de objetos decorativos de sua própria autoria,
confeccionados durante um mês.


9. Fazer uma maqueta de um cômodo decorado.


DEFESA CIVIL
1. Saber o que é Defesa Civil e como funciona o Núcleo de
Defesa Civil – NUDEC, conhecendo a localização do
Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, das principais
autoridade policiais e como acioná-los por telefone.


2. Explicar as quatro fases da atuação da Defesa Civil.


3. Conhecer a e.estrutura dos organismos de Defesa Civil
participantes do Sistema Nacional de Defesa Civil - SINDEC.


4. Conhecer a estrutura de Defesa Civil de sua comunidade e os planos para
casos de emergência.


5. Saber o que são acidentes naturais e apontar os mais prováveis em sua
comunidade.


6. Saber o que são acidentes provocados e apontar os mais suscetíveis de
ocorrer em sua comunidade.


7. Saber como minimizar os efeitos devastadores dos acidentes naturais em
sua comunidade.6 7


8. Saber como prevenir os acidentes provocados em sua comunidade
9. Organizar um exercício simulado de evacuação da sala ou sede da Seção,
em situação de emergência.


10. Possuir a Especialidade de Prevenção de Incêndio.


11. Possuir a Especialidade de Primeiros Socorros.


12. Elaborar um plano de prevenção contra uma calamidade de origem
provocada.


13. Elaborar um plano de socorro às vítimas de um acidente natural.


14. Elaborar um plano de assistência a uma comunidade necessitada.


15. Elaborar um plano de recuperação para um local atingido por uma
calamidade.


ENCADERNAÇÃO
1. Conhecer as partes de um livro e as ferramentas e o
material utilizadas na encadernação.


2. Demonstr ar que sabe  reparar páginas cortadas e soltas.


3. Colocar uma página solta em um livro.


4. Trocar a lombada de um livro.


5. Confeccionar uma capa nova para um livr o.


6. Demonstr ar diferentes tipos de encadernação.


7. Fazer uma lombada ou coser  fascículos.


8. Gravar na lombada de um livro os principais dados referentes à obra.


9. Improvisar uma prensa.


10. Ter conhecimento sobre conservação e cuidados com livros, protegendo-os
contr a traças, outros insetos e mofo.


11. Visitar uma oficina de encadernação artesanal e outra que utilize máquinas
modernas; fazer um relatório sobre as visitas.


12. Encadernar um livro.


ENTREGA DE MENSAGENS
1. Percorrer 1 km em passo escoteiro, reproduzindo, ao final,
uma mensagem verbal definida pelo examinador.


2. Saber andar de bicicleta.


3. Nadar 25 metros.


4. Traduzir mensagens em códigos diferentes (morse,
semáfora e mais um sistema a ser escolhido pelo examinador).


5. Saber escrever cinco mensagens em códigos diferentes.6 8


6. Cor rer 2 km em trilhas, relatando, ao final, uma mensagem verbal definida
pelo examinador.


7. Saber avaliar distâncias à vista ou utilizando uma estádia.
8. Redigir três mensagens em estilo telegráfico e receber e emitir mensagens
em homógrafo.


9. Emitir e receber mensagens simples em morse e possuir noções básicas
sobre uma língua estrangeira.


10. Montar um sistema de comunicação para atividade de campo.


11. Enviar um fax, uma carta registrada, um telegrama e um e-mail.


12. Ser capaz de ler um mapa rodoviário e conhecer as regras do Código de
trânsito referentes aos pedestres e ciclistas.


13. Ter a propriedade ou uso de uma bicicleta, sabendo nela f azer consertos
ligeiros.


14. Escrever uma mensagem ditada pelo examinador e entregá-la em um ponto
indicado em mapa.


15. Demonstrar  o uso carreto de um telefone público, convencional e celular.
Bem como a utilização do sistema de transporte coletivo de sua cidade.


ESTILISMO
1. Demonstrar que sabe manejar os instrumentos de trabalho
de um estilista.


2. Desenhar uma coleção de roupas.


3. Aprender a fazer reparos em r oupas.


4. Pregar botão e cerzir roupa.


5  .  V i s i t a r   um  e s t ú d i o   d e   e s t i l i s t a ,   d e s c r e v e n d o   s e u
funcionamento e discorrendo sobre a situação atual desse mercado de
trabalho.


6. Copiar um traje e elaborar um molde.


7. Conhecer os vários tipos de tecidos e sua utilização.


8. Conhecer a hist6ria do vestuário


9. Saber utilizar uma máquina de costura.


ETIQUETA
1. Confeccionar um cardápio, mencionando os pratos que
serão servidos e descrevendo os ingredientes de cada um
deles.


2. Conhecer as diferenças entre aperitivo, entrada,  salada,6 9
sopa, guisado e sobremesa.


3. Saber os tipos de músicas adequadas para cada tipo de reunião.


4. Saber colocar pratos, talheres, copos e guardanapos de acordo com a refeição
a ser servida.


5. Apresentar uma lista de atitudes que caracterizam o bom anfitrião.


6. Saber que bebidas devem ser servidas com cada tipo de alimento.


7. Observar a decoração do ambiente,  como r ecepcionar os convidados e o
traje que deve ser usado pelo anfitrião, de acordo com as circunstâncias de
cada evento.


8. Ler dois livros a respeito do assunto.


9. Ser anfitrião de um evento social que tenha como convidados os membros
da Seção e seus pais ou responsáveis.


FAIXA DO CIDADÃO
1. Conhecer a técnica e a ética operacional quanto ao uso
de rádios transmissores.


2. Apresentar um relatório contendo um mínimo de 20
contatos feitos por si próprio.


3. Elaborar uma palestra para a Seção sobre os ser viços de
faixa do cidadão.


4. Conhecer os principais canais de emergência e seu uso correto.


5. Elaborar um cartaz contendo, pelo menos, l5 das principais gírias utilizadas
na faixa do cidadão, exibido-o no jor nal mural da Seção ou do Grupo.


6. Descrever três tipos de antenas para uso nos rádios de faixa do cidadão.
7. Elaborar e aplicar um jogo envolvendo rádios da faixa do cidadão.


8. Participar de uma atividade com a comunidade usando sua estação e
apresentando um relatório ao final.


9. Apresentar sua licença de faixa do cidadão emitida pelo órgão governamental
competente.


HORTICULTURA
1. Explicar a diferença entre a horta convencional e a
hidropônica.


2. Associar as diferentes hortaliças com os nutrientes nelas
contidos.


3. Conhecer e identificar as características dos diferentes
tipos de adubo. Construir um composteira.7 0


4. Conhecer as ferramentas e os implementos exigidos para preparação e
manutenção de uma horta.


5. Conhecer as ferramentas e os implementos exigidos para preparação e
manutenção de uma horta.


6. Conhecer as principais pragas e doenças comuns às hortas e os métodos
naturais para seu controle.


7. Conhecer os cuidados e os tratos culturais exigidos para a manutenção de
uma horta.


8. Projetar e construir uma horta caseira.


9. Elaborar e manter atualizado,  por um período mínimo de três meses, um
relatório de produção de uma horta.


INFORMAÇÕES TURÍSTICAS
1. Demonstrar conhecimento dos arredores de sua casa,
sabendo indicar onde existem postos policiais, hospitais,
telefones públicos, farmácia, parada de ônibus etc.


2. Ser capaz de se localizar, a partir de sua casa ou da sede,
sabendo como se dirigir ao centro da cidade e a outros
pontos conhecidos, utilizando diferentes meios de transporte.


3. Conhecer e saber localizar as principais ruas e avenidas de sua cidade.


4. Conhecer os principais telefones de serviços públicos de sua cidade.


5. Elaborar uma pesquisa sobre a história de sua cidade, citando pontos turísticos,
nomes antigos, pontos históricos e fatos curiosos.


6. Apresentar um aproveitamento mínimo de 90% em um questionário sobre
locais da cidade elaborado pelo examinador.


7. Preparar um roteiro turístico para uma família que irá passar um fim de
semana em sua cidade, indicando hotéis, restaurantes, diversões e pontos
turísticos e históricos, com preços e opções para pessoas de diferentes poderes
aquisitivos.


8. Fazer um pequeno guia, com um mapa turístico da sua cidade e indicações
sobre acesso a cidades vizinhas.
al de preservação
ambiental durante pelo menos três semanas (18 dias).


INTEGRAÇÃO
1  . Di s c u t i r   c om  o   e x ami n a d o r   o   d o c ume n t o  NÓS
PODEMOS, produzido pelo Serviço de Programa do7 1
Bureau Mundial Escoteiro.


2. Identificar a diferença entre Escotismo de Extensão, Escotismo com
Deficientes e Escotismo par a Todos.


3. Citar quatro aspectos favoráveis à integração de crianças e jovens portadores
de necessidades especiais.


4. Identificar a  diferença entre imperfeições, deficiência e limitações.


5. Listar três pontos em que o Escotismo pode atuar com pessoas portadoras
de necessidades especiais.


6. Organizar e aplicar uma das atividades abaixo, na instituição cor respondente,
por duas horas:
• atividade recreativa para cegos;
• atividade recreativa para surdos e mudos; ou
• atividade recreativa para par aplégicos.


7. Visitar e documentar o que foi obser vado em uma das seguintes instituições:
• associação dos cegos;
• instituição que atenda a surdos e mudos;
• instituição que atenda a paraplégicos.


8. Estar apto em uma das seguintes proposições:
• ler e escrever um texto de pelo menos 40 palavras em Braille;
• conhecer o alfabeto manual dos surdos e mudos e manter pelo menos
três minutos de conversação.


9. Participar ativamente de uma campanha de apoio à saúde (reidratação oral,
aleitamento materno, vacinação etc.).


INTERNET
1. Conhecer a história e a evolução da Internet no Mundo e
no Brasil.


2. Incluir seu e-mail pessoal em uma Lista de Discussão sobre
Escotismo, enviar um e-mail para  outro  membro do
Movimento e receber sua resposta.


3. Configurar um computador para acessar a Internet através de uma linha
telefônica (acesso discado).


4. Saber instalar, configurar e utilizar adequadamente pelo menos dois
navegadores para Internet (browsers).


5  . Apr e s ent a r   um  t r aba lho  com núme ros   e s t a t í s t i cos   sobr e   a   Int e rne t
identificando quais as faixas etárias, sexo e o tipo de informação procurada
pelos internautas, bem como a origem destas informações.7 2


6. Conhecer o significado, origem e utilização de pelo menos quinze termos
comuns na Internet, tais como WWW, WW2, FTP, HTIP, Telnet, Backbone,
Br owser, TCP/IP, Java, HTML, CGI, ASP, JavaScript, VBScript,  Links
Dedicados, CableModem, WAP e ADSL.


7. Utilizar um site de pesquisa para descobrir endereços relacionados aos
escoteiros de Portugal ou outra nação de língua por tuguesa.


8. Relacionar uma lista de dez sites escoteiros na Internet. Nesta relação devem
existir pelo menos: um site de Grupo Escoteiro ou Seção Escoteira
Autônoma, dois sites regionais da UEB, o site da UEB – Direção Nacional,
o site da Organização Mundial do Movimento Escoteiro e um site de alguma
associação escoteira nacional de um país estrangeiro.


9. Identificar oito endereços de páginas na Internet que auxiliem o escoteiro
internauta na conquista de outras Especialidades.


10. Cadastrar-se e permanecer em uma “Sala de Chat” de tema escoteiro dur ante
uma hor a, anotando os dados dos participantes (Nome, Região, Ramo, Gr upo
Escoteiro / Seção Autônoma) e elaborando um relatório sobre os assuntos
tratados. Apresentar este relatório à Seção.


11. Instalar e configurar adequadamente um programa tipo IRC (Intenet Relay
Chat) incluindo e solicitando autorização de contato com pelo menos l5
membros do Movimento Escoteiro em sua lista de contatos, sendo pelo
menos dois de outro país.


12. Conhecer o que é um domínio para a Internet, sabendo quais os tipos de
domínio no Brasil, quais os sufixos de domínios de pelo menos 10 países e
qual é o processo para o registro de um novo domínio no Brasil.


13. Criar um Web Site para seu Gr upo Escoteiro ou Seção Escoteira Autônoma
ou par a sua Seção, publicado na Internet e cadastrando em dois sites nacionais
de busca. Este Web Site deverá ser f ormado por pelo menos cinco páginas
interligadas, contendo textos, imagens, animações e links para outros sites
de interesse para o Movimento.


14. Visitar um provedor de acesso, identificando os equipamentos e aplicativos
necessários para seu funcionamento. Na ausência de um provedor em sua
região, comunicar-se através  de e-mail com o Webmaster de seu provedor
para a coleta destas informações.


15. Entrar em contato por e-mail com seu examinador, com cópia para um email r egional da UEB, comunicando-os quando do cumprimento das etapas
necessárias para a conquista desta Especialidade. Se possível, enviar cópias
para a chefia de sua Seção e de seu Grupo Escoteiro ou Seção Escoteira
Autônoma.7 3


INVESTIGAÇÃO
1. Conhecer e demonstrar os métodos, processos e etapas
de uma investigação.


2. Elaborar uma história fictícia a partir de elementos e dados
fornecidos pelo examinador.


3. Descrever, com r azoável  detalhamento, a partir de um
cenário previamente montado pelo examinador, a ocorrência, o desenrolar
e a solução de um crime.


4. Saber colher impressões digitais, confrontando-as com um arquivo pessoal.


5. A partir de um retrato falado fornecido pelo examinador, fazer a identificação
do elemento procurado.


6. Apresentar cinco disfarces diferentes, sendo dois femininos e três masculinos.


7. Seguir, por um período de trinta minutos, uma pessoa escolhida pelo
examinador, sem ser notado pela pessoa, apresentando um relatório de suas
observações.


8. Criar ou tomar parte ativa, pelo menos durante três meses, em uma campanha
pela busca e localização de crianças desaparecidas em sua localidade.


9. Localizar um objeto, ou local especifico na sua localidade ou arredores, a
partir de dados e informações f ornecidos pelo  examinador, em um prazo
máximo de trinta dias.


JORNALISMO
1. Fazer uma reportagem sobre um acontecimento escoteiro.


2. Apresentar a cobertura fotográfica de um acontecimento
escoteiro.


3. Visitar a redação de um jor nal ou revista, ali permanecendo
por um período mínimo de três horas.


4. Digitar uma reportagem sobre tema escolhido pelo examinador.


5. Fazer uma entrevista sobre a profissão de jornalista.


6. Saber trabalhar com uma  f otocopiadora e um scanner.


7. Utilizar-se de um gravador portátil em uma entrevista e convertê-la em
reportagem escrita.


8. Elaborar e diagramar um artigo para jornal ou revista, utilizando um software
adequado.


9. Conhecer, em linhas gerais, a história de imprensa.


10. Conhecer as várias formas de impr ensa escrita e falada.7 4


11. Entrevistar uma autoridade de sua localidade sobre o Movimento Escoteiro
e divulgar o resultado na Seção.


12. Colecionar matérias sobre o Movimento Escoteiro publicadas em periódicos
e preparar uma exposição para a Seção.


LIDES CAMPEIRAS
1. Fazer uma apresentação sobre a importância da pecuária
em seu Estado e no Brasil.


2. Saber utilizar o laço com habilidade suficiente para laçar
uma rês dentro de um cer cado, estando a cavalo, para o
Nível 2, ou laçar uma rês em campo aber to, estando a
cavalo, para o Nível 3.


3. Saber montar, encilhar e desencilhar um cavalo corretamente, dando a
nomenclatura dos arreios, e cavalgar em pelo menos três tipos de passos.


4. Mencionar doenças, enfer midades, insetos e parasitas que afetam os rebanhos
da região, indicando as medidas corretivas e pr eventivas adequadas.


5. Explicar o que é “pecuária intensiva”, “pecuária extensiva” e “pecuária semiintensiva”, apresentando suas características, benefícios e diferenças de
manejo.


6. Explicar qual é a diferença e quais os benefícios da “doma racional” em
relação à “doma tradicional” de eqüinos.


7. Ter conhecimentos adquiridos pela prática dos seguintes trabalhos: alimentar,
ver mifugar,  vacinar, aplicar  medicamentos, banhar,  ordenhar,  mar car ou
sinalizar animais de um rebanho livremente escolhido, de acordo com os
costumes da r egião, com as práticas da pecuária local e com os equipamentos
existentes.


8. Descrever as características e os cuidados que devem ser adotados na criação
de um r ebanho de uma deter minada espécie, mencionando as principais
raças, os produtos que dele são extraídos, tempo de gestação, produção de
filhotes por ano, população de animais por hectare, for ma de abate, tempo
de vida economicamente útil, preço de venda e custo de produção do rebanho.


9. Realizar uma cavalgada de pelo menos 20 km ou conduzir um rebanho,
juntamente com peões experientes, em um percurso de aproximadamente
l5 km, conhecendo os cuidados que devem ser adotados em cavalgadas
long as.7 5


LÍNGUAS
1. Conhecer as origens do idioma escolhido e da língua
portuguesa.


2. Citar os países onde se fala o idioma escolhido, sabendo a
localização, no  Brasil,  dos órgãos of iciais (Embaixadas,
Consulados, etc.) de pelo menos um desses países, bem
como os serviços que prestam.


3. Conhecer o vocabulário básico escoteiro no idioma escolhido (pelo menos
vinte termos) e conhecer a organização do Escotismo em três, países que
falem esse idioma, se o Movimento Escoteiro for reconhecido nesse número
de países.


4. Traduzir uma conversa de dez minutos, entr e uma pessoa falando o idioma
escolhido e outra falando português.


5. Ler e traduzir, sem auxilio de outra pessoa,  uma passagem de um livro,
jornal ou revista no idioma escolhido,


6. Ter tr ocado, no mínimo, duas correspondências com pessoas residentes em
algum país que fale o idioma escolhido.


7. Manter com seu examinador uma conversação durante quinze minutos, no
idioma escolhido.


8. Escrever uma carta com um mínimo de quatrocentas palavras sobre um
tema livre, no idioma escolhido.


9. Alcançar um nível avançado de domínio do idioma em leitura, escrita,
conversação, interpretação e tradução de textos.


MANUTENÇÃO ELÉTRICA
1  . Demons t ra  r   a   at r  a ç ão  e   a   re pu l s ão,   u t i l i z ando  um
eletromagneto simples.


2. Explicar a diferença entre corrente contínua e corrente
alternada.


3. Conhecer os termos e unidades usados em medidas
elétricas.


4. Entender o perigo de sobrecarga elétrica e como ela pode ser evitada.


5. Fazer pequenos reparos cm aparelhos de uso doméstico.


6. Conhecer os tipos de geradores e motores elétricos e as partes que o
compõem.


7. Conhecer o material empregado em instalações elétricas (interruptores,
disjuntores,  fusíveis, conector es, terminais etc.).7 6


8. Demonstrar que sabe usar corretamente e com os devidos cuidados as
ferramentas adequadas.


9. Saber usar adequadamente instrumentos para medições elétricas.


10. Conhecer a constr ução de campainhas elétricas e de telefones.


11. Conhecer as medidas de segurança ao trabalhar com eletricidade, os tipos
de danos que os choques elétricos podem provocar e os primeiros socorros
a lesionados por choques elétricos.


12. Ter conhecimento do material  básico usado em eletricidade, tais como
condutor es,  isolantes, bobinas e transformadores, sabendo explicar o seu
funcionamento.


13. Saber substituir lâmpadas em sua residência.


14. Saber substituir a resistência do chuveiro elétrico.


15. Confeccionar uma extensão de fio, conectando os terminais em sua
extremidade.


MARCENARIA
1. Saber limpar e conservar um móvel.


2  .  S abe r   u t i l i z a r   a s  pr inc ipa i s   f e r r ament a s  manu a i s  de
marcenaria,  com os devidos cuidados e observando as
regras de segurança.


3. Saber arrancar pregos e lixar corretamente a madeira.


4. Saber colar e unir com parafusos dois pedaços de madeira,
com perfeição.


5. Saber escurecer a madeira, utilizando tinturas, e encerá-la ou envernizá-la.


6. Fazer dois trabalhos de sua escolha em madeira, utilizando encaixes em um
deles.


7. Saber utilizar as ferramentas mecânicas de marcenaria, com os devidos
cuidados e obser vando as regras de segurança.


8. Conhecer os tipos de madeira comuns em sua região e sua utilização.


9. Pr ojetar e construir um móvel para sua Seção.


10. Envernizar, polir e  fixar dobradiças com perfeição.


11. Colocar ferragens, fixar uma fechadura e um vidro em um móvel ou janela.


12. Tornear uma peça ou reproduzi-la em outra forma.


13. Conhecer os diversos tipos de colas e vernizes e saber tratar e impermeabilizar
madeira para proteção contra intempéries e água doce ou salgada.


14. Conhecer a história do mobiliário, em suas linhas gerais.


15. Fazer reparos em um móvel ou janela.7 7


MECÂNICA AÉREA


1. Explicar o princípio de sustentação da asa


2. Explicar o funcionamento dos dois principais tipos de
motores aeronáuticos (pistão e reação).


3. Conhecer a nomenclatura das partes principais de uma
aeronave de pequeno porte.


4. Explicar como é a estrutura interna das asas e da fuselagem.


5. Descrever os três tipos de trens de pouso existentes, suas vantagens e
desvantagens.


6. Citar pelo menos cinco instrumentos de vôo e explicar detalhadamente suas
funções.


7. Descrever as principais características dos metais empregados na construção
de aeronaves.


8. Explicar o princípio de funcionamento de um helicóptero.


9. Saber associar o movimento das superfícies móveis e seus comandos dentro
da cabina.


10. Saber como efetuar uma inspeção pré-decolagem.


11. Saber como verificar o nível de óleo e drenar o combustível das asas e da
linha de alimentação de uma aeronave de pequeno porte.


12. Saber como acionar e cortar o motor de urna aeronave de pequeno porte.


MECÂNICA DE AUTOMÓVEIS
1. Conhecer e demonstrar o uso dos equipamentos de
segurança, ferramentas e roupas utilizadas no reparo de
automóveis.


2. Explicar o sistema de combustão interna e as diferenças
entre motores a gasolina e óleo diesel.


3. Saber verificar o nível dos fluidos de frios e da direção
hidráulica e dos óleos do motor, da caixa de cambio, do diferencial e da
di r e ç ão hidr á u l i c a ,   e   compr e ende r  o  f unc ionamento do  s i s t ema  de
refrigeração do motor e sua manutenção.


4. Saber verificar o nível do liquido de bateria e as condições  dos ter minais,
localizar a caixa de fusíveis, sendo capaz de tr ocá-los quando necessário, e
verificar os cabos de distribuição.


5. Observar os itens da manutenção obrigatória dos veículos, respeitando os
limites de quilometragem estabelecidos pelo fabricante.


6. Conhecer os cuidados a observar quando da lavagem, aplicação de cera e7 8
polimento de veículos, identificando o material a ser utilizado e as medidas
de precaução que devem ser adotadas.


7. Saber a utilização de vinil e protetores de borracha, explicando a importância
dessa proteção.


8. Saber verificar as condições de tensão das correias e o estado de conservação
das mangueiras.


9. Verif icar o estado e estar apto a realizar trocas de lâmpadas  em faróis,
lanternas e sinaleiros; saber regular o alinhamento dos faróis.


10. Demonstrar que sabe verificar o sistema de escapamento de veículos.


11. Saber verificar as condições dos pneus, sua calibragem em diferentes situações,
conhecer a importância do rodízio e saber efetuar corretamente uma troca
de pneus.


12. Conhecer e explicar a geometria da direção e o balanceamento das rodas.


13. Explicar o propósito do óleo no motor.


14. Explicar o tipo de óleo recomendado para cada tipo de motor.


15. Explicar a diferença de viscosidade entre os diversos tipos de óleos.


16. Saber trocar filtros de óleo e de ar,


17. Explicar a diferença entre injeção eletrônica e carburação.


18. Explicar o funcionamento do sistema elétrico dos veículos e os cuidados
que devem ser tomados em sua manutenção.


19. Conhecer o funcionamento do sistema de freios dos veículos e os cuidados
que devem ser tomados em sua manutenção.


20. Conhecer que tipos de gases emitem os automóveis, como podem afetar os
seres humanos e como essa emissão pode ser controlada.


21. Descrever em que consiste a verificação de emissão de gases e quais são os
valores máximos admitidos.


MECÂNICA DE MOTOR DE POPA
1. Conhecer o sistema a explosão e demonstrar entender o
funcionamento básico dos motores de dois e quatro
tempos.


2  .  C o n h e c e r ,   a l ém  d o s   c omp o n e n t e s  me c â n i c o s ,   o s
componentes elétricos, hidráulicos, de refrigeração e de
propulsão de um motor de popa,


3. Demonstrar que sa be usar o motor de uma embarcação atracando, zarpando
e manobrando.


4. Conhecer o sistema de abastecimento de combustível e os cuidados de7 9
manuseio, guarda e despejo do combustível, em terra e ao largo.


5. Efetuar a manutenção preventiva em um motor de popa, sob orientação do
examinador.


6. Conhecer os aspectos de segurança aplicados a motores em embarcações e
reparos par a os problemas mais comuns a esse tipo de motor.


NAVEGAÇÃO AÉREA
1. Saber explicar por que os aviões decolam e pousam
sempre contr a o vento.


2. Saber o significado dos números nas pistas de pouso e
decolagem.


3. Determinar a distância entre dois aeropor tos numa carta
aeronáutica mundial (WAC),


4. Saber calcular o rumo magnético e fazer as correções necessárias quando a
rota se aproxima de uma linha isogônica


5. Explicar o significado de latitude e longitude.


6. Explicar o significado do horário ZULU e o ajuste que deve ser feito no
relógio para sua localidade.


7. Saber corrigir o rumo de uma aeronave a partir de um vento dado (método
do diagrama vetorial).


8. Conhecer as diferenças entre VFR e IFR


9. Saber o que é e como é calculada a autonomia de uma aeronave.


10. Saber o significado da  sigla CINDACTA, explicando sua r elação com a
navegação aérea.


11. Saber como é organizado o espaço aéreo brasileiro.


12. Saber onde e como preenc her um plano de vôo.


NUTRIÇÃO
1. Conhecer as principais qualidades nutritivas dos alimentos
mais comuns.


2  .  E s t u d a r   uma   d o e n ç a   d e   s u a   r e g i ã o   c a u s a d a   p o r
deficiências de vitaminas (raquitismo, anemias, etc.),
preparando e aplicando uma solução comunitária para o
problema.


3. Planejar cuidadosamente o cardápio de um acampamento escoteiro,
considerando todos os aspectos e, em especial, sua adequação aos participantes
e às atividades que serão desenvolvidas.8 0


4. Conhecer um programa alimentar para a população de baixa renda,
verif icando seu funcionamento e, se for o caso, fazendo sugestões de
melhoria.


5. Saber que alimentos são adequados a bebês e crianças e como se pode
prepará-los em adequadas condições de higiene.


6. Explicar quais são os procedimentos de purificação da água.


7. Explicar o que entende por desnutrição, como reconhecê-la e que medidas
devem ser tomadas para a recuperação de um paciente.


8. Participar de uma campanha de diagnóstico e prevenção da desnutrição em
sua comunidade.


9. Explicar os métodos de acondicionamento de frutas e verduras.


10. Fazer um cardápio para uma jornada de fim de semana.


11. Fazer um quadro comparativo dos alimentos com seu respectivo conteúdo
energético.


12. Apresentar à Seção uma palestra sobre a importância de uma alimentação
balanceada.


OBSERVAÇÃO AÉREA
1. Saber como é feita a classificação das aeronaves civis e
militares, citando um mínimo de cinco exemplos em cada
categoria.


2. Ser capaz de reconhecer pelo menos cinco entre dez
símbolos de companhias aéreas da aviação comercial
mundial.


3. Ser capaz de reconhecer pelo menos cinco entre dez símbolos de esquadrões
da aviação militar brasileira.


4. Reconhecer pelo menos 50% das silhuetas de aeronaves de um conjunto de
pelo menos oito silhuetas apresentado pelo examinador.


5. Organizar um r egistro de observações efetuadas durante um período de
quinze dias,  com pelo menos cinco aeronaves  diferentes observadas em
vôo; o registr o deve conter, para cada aeronave: data, local, horário, f abricante
e modelo, rumo aproximado e companhia a que pertence .


6. Conhecer o significado da sigla AMFCO e classificar por este método um
mínimo de cinco aer onaves apresentadas pelo examinador.


7. Apresentar ao examinador um breve resumo sobre a história da EMBRAER,
incluindo as principais aer onaves de sua fabricação.


8. Fazer uma apresentação detalhada (fotos, textos etc.) sobre a história e as8 1
características de uma aeronave de sua escolha.


9. Visitar um aeropor to, adotando as medidas de segurança adequadas.


PAISAGISMO
1. Descrever o trabalho de um paisagista.


2. Fazer uma planta, colocando caminhos, muros e cercas
com disposição de flor e folhagens, em uma propriedade
indicada pelo examinador.


3. Planejar um processo de drenagem em área designada
pelo examinador.


4. Saber o nome de dez árvores, dez arbustos e dez tipos de f lores, descrevendo
seu de plantio, condições climáticas a que melhor se adaptam e habitat.


5. Explicar a importância de uma boa drenagem.


6. Visitar um parque ou jardim, descrevendo o seu processo paisagístico,


7. Mostrar a forma correta de plantar e transplantar uma planta.


8. Conhecer os cuidados que se deve ter com um jardim, identificando as
espécies daninhas.


9. Plantar com a Seção dez tipos de árvores.


PINTURA
1. Conhecer os principais materiais necessários para uma
pintura e  sua conservação.


2. Saber preparar a superfície para receber a pintura.


3. Conhecer os diversos tipos de tinta e identificar a superfície
ideal para sua aplicação.


4. Pintar uma porta.


5. Pintar uma parede de alvenaria.


6. Pintar um portão, porta ou cerca de ferro.


7. Conhecer as diversas técnicas de pintura.


8. Conhecer as cores básicas.


9. Conhecer o processo de fabricação de tintas.


10. Saber aplicar massa corrida.


11. Saber utilizar os distintos processos de limpeza de material segundo o tipo
de tinta usada (solvente, água, etc.).


12. Descrever os procedimentos de segurança a adotar na armazenagem e na
utilização de tintas e solventes em ambientes fechados.8 2


PREVENÇÃO AO CRIME
1. Definir crime, crime organizado e prevenção ao crime.


2. Assistir a um filme (nacional ou estrangeiro) de sua escolha
que trate do problema da criminalidade e apresentar um
relatório à Seção.


3. Preparar um trabalho sobre criminalidade em sua localidade,
utilizando recor tes de jornais ou revistas.


4. Conversar com um professor ou diretor de uma escola de sua localidade
sobre as medidas adotadas para a prevenção e o combate ao crime; especificar
de que forma a juventude pode colaborar para a adoção de tais medidas.


5. Definir o crime do “colarinho branco” e explicar de que forma ele afeta
todos os cidadãos br asileiros.


6. Conhecer a localização dos postos policiais e delegacias de sua localidade.


7  .  S  a  b e r   u t i l i z a r   c o rr  e t ame n t e   a s   for ma s   d e   p re ve n ç ã o   a   a s s a l t o s   e
arrombamentos em sua residência ou vizinhança, principalmente nas viagens
de férias e longos períodos de ausência.


8. Desenvolver ou colaborar numa campanha de combate ao uso de drogas
em sua comunidade.


9. Entrevistar uma pessoa que já esteve envolvida com o uso de drogas,
apresentando relatório à Seção.


10. Relatar casos de abusos cometidos contra crianças, em sua localidade.


11. Visitar uma delegacia de sua localidade e, conversando com o delegado,
pesquisar sobre seu funcionamento.


12. Visitar uma cadeia ou pr esídio e relatar ao examinador suas impressões.


PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS
1. Faça um trabalho conceituando o que são drogas, drogas
lícitas e ilícitas, dando exemplos.


2. Relatar à sua patrulha ou tropa os malefícios que as drogas
podem causar, bem como alguns sintomas/conseqüências
para alguém que faz uso de dr ogas.


3. Saber como agir no caso de lhe ser oferecido drogas.


4. Conhecer o trabalho de alguma instituição que cuide do combate às drogas.


5. Organizar uma visita da sua seção ou grupo a uma instituição de amparo a
dependentes químicos, demonstrando que tipo de ajuda terapêutica existem
para os dependentes.


6. Saber definir e diferenciar  usuário, dependente e tr aficante.8 3


7. Saber qual a relação entre uso de drogas e DSTs (AIDS, etc).


8. Conhecer a legislação referente ao assunto, bem como quais as penas previstas
em lei para o usuário de drogas, dependente e traficante.


9. Participar de um curso ou palestra sobre combate e prevenção ao uso de
drogas, promovido pelo poder público ou por entidade reconhecida.


PREVENÇÃO DE INCÊNDIO
1. Saber o que é fogo, os métodos para sua extinção, os
componentes essenciais para que haja combustão e os
tipos de combustão.


2. Saber quais são as classes de incêndio e os agentes
extintores de cada classe.


3. Conhecer a localização das estações de bombeiros de sua
localidade, sua área de abrangência e os telefones de emergência pelos quais
podem ser acionadas, em caso de emergência.


4. Conhecer os principais produtos inflamáveis que existem em sua casa e a
forma cor reta de ar mazená-los.


5. Conhecer os tipos de extintores de incêndio e suas aplicações, demonstrando
seu uso.


6. Conhecer os diferentes tipos de sistemas fixos de combate a incêndio e
saber como utilizá-los.


7. Saber como proceder com o uso de GLP, f ormas de utilização, prevenção e
combate a incêndios.


8. Saber os procedimentos de segur ança  e as formas de evacuação a adotar
em locais onde esteja ocorrendo um incêndio.
9. Saber como localizar e utilizar o sistema fixo de combate a incêndio em um
edifício.


10. Demonstrar que conhece os riscos de incêndio e as precauções que devem
ser adotadas em locais de diversão pública e no uso de fogos de artifício.


11. Saber como prevenir e combater os incêndios florestais.


12. Demonstrar ações de salvamento de pessoas acidentadas, utilizando escadas
e descidas por meio de cabos.


PREVENÇÃO EM SAÚDE
1. Conhecer o calendário de vacinação recomendado pela
Secretaria de Saúde de sua região, explicando para que
serve cada vacina e a  forma de aplicação.8 4


2. Estar em dia com sua carteira vacinal.


3. Apresentar à Seção um trabalho sobre três doenças que possam ser evitadas
pela vacinação, explicando seus sintomas, os agentes infecciosos e os locais
onde são mais comumente encontradas.


4. Conhecer e demonstrar o uso do condom (preser vativo), explicando sua
impor tância na prevenção das doenças  sexualmente transmissíveis.


5. Participar como voluntário, por um período mínimo de cinco horas, de uma
atividade de âmbito mundial, nacional, estadual ou municipal relacionada à
prevenção em saúde.


6. Explicar a pelo menos duas gestantes as vantagens do aleitamento materno
sobre o aleitamento artificial.


7. Conhecer como se dividem os grupos de alimentos e apresentar exemplos
de doenças que podem ser evitadas pelo uso de uma alimentação correta e
balanceada.


8. Ter comparecido pelo menos uma vez, no decorrer  dos últimos 12 doze
meses, a uma consulta com um dentista e um oftalmologista.


9. Conhecer como pode ser feita a prevenção do câncer de mama, do câncer
do colo uterino e do câncer de próstata por meio da realização periódica de
exames.


10. Demonstrar a utilização do esfignomanômetro (aparelho de pressão),
conhecer os limites nor mais de pressão ar terial e acompanhar dois adultos,
por um período de dois meses, com avaliações semanais da pressão arterial.


11. Preparar e apresentar à Seção um trabalho sobre as seguintes DST: condiloma
acuminado (HPV), herpes genital, sífilis, gonorréia, uretrites não gonocócicas,
cancro mole, linfogranuloma venéreo, donovanose e AIDS, em que constem
os agentes infecciosos, os sintomas e os meios de prevenção.


12. Conversar com um médico ou com um enfermeiro sobr e a importância do
acompanhamento pré-natal na prevendo de doenças para a mãe e o bebe.


13. Pr aticar algum espor te regularmente nos últimos seis meses  e explicar a
impor tância da prática despor tiva em seu desenvolvimento.


14 . Expl i c a r   à   S e ç ão o  f unc ionamento dos  mé todos   ant i conc epc iona i s ,
apresentando vantagens e desvantagens de pelo menos cinco deles.


15. Realizar pesquisa sobre a diferença entre drogas lícitas e ilícitas, apresentando
à Seção e à população jovem de sua comunidade palestra ou trabalho de
divulgação relacionado com os problemas decorrentes do uso de cigarro,
álcool, maconha, cocaína, crack e medicamentos.8 5


PRIMEIROS SOCORROS
1. Demonstrar como preparar curativos e organizar um
estojo de primeiros socorros conhecendo a utilização de
cada item.


2. Saber reconhecer e como agir nos casos de picadas de
insetos, aranhas, escorpiões, cobras, desmaios, queimaduras
e ferimentos leves.


3. Saber como proceder nos casos de ferimentos nos olhos.


4. Saber reconhecer e como agir nos casos de entorses, fraturas e luxações.


5. Saber aplicar controle cer vical e imobilização alternativa


6. Demonstrar quatro métodos para transportar pacientes.


7. Demonstrar como prestar primeiros socorros nos casos de fraturas de
clavícula e costelas.


8. Saber aplicar ataduras (triangular e de crepom) na cabeça, mão, pé, joelho,
tornozelo e cotovelo.


9. Saber aplicar os métodos de desobstr ução em casos de engasgamento.


10. Saber como agir nos casos de hemorragia nasal e insolação.


11. Saber como proceder nos casos de ataque de epilepsia e desmaios.


12. Conhecer três pontos de verificação de pulsação e saber quando utilizar-se
de cada um, demonstrando como verificar a pulsação.


13. Saber tratar casos de intoxicação alimentar e envenenamentos.


14. Conhecer a posição das principais artérias e saber como parar hemorragias
externas; saber adotar medidas contra o estado de choque.


15. Saber aplicar métodos de recuperação cárdio-pulmonar (RCP), agindo sozinho
ou em dupla.


16. Saber como proceder par a dar o primeiro atendimento de socorro, acionar
organismos de emer gência e controlar e coordenar curiosos.


17. Elaborar um f olheto ilustrado sobre as enfermidades mais comuns em
acampamentos, seus respectivos  sintomas e tratamento.


18. Ser aprovado em curso de Primeiros Socorros reconhecido pela UEB (nível
local ou regional).


PRODUÇÃO DE LATICÍNIOS
1. Conhecer as principais raças e características do gado
leiteiro bovino, ovino, caprino ou bubalino.


2. Conhecer as instalações, os cuidados e o trato requerido
pelo gado leiteiro.8 6


3. Conhecer as características físicas, vitamínicas e protéicas do leite bovino,
ovino, caprino e bubalino.


4. Conhecer as vantagens e desvantagens das ordenhas mecânica e manual e o
funcionamento dos diferentes tipos de ordenhadeira mecânica disponíveis
em sua região.


5. Conhecer a legislação referente à produção dos leites tipos “A”, “B” e “C’”.


6. Conhecer os métodos ar tesanal e industrial de pasteurização.


7. Conhecer os cuidados higiênicos e os processos de esterilização utilizados
na f abricação de produtos lácteos.


8. Conhecer a fabricação de creme, manteiga, refresco de soro e de pelo menos
um tipo de queijo.


9. Visitar um laticínio ou uma envasadora de leite e apresentar à Seção um
relato sobre a visita.


PROPAGANDA E MARKETING
1. Elaborar uma propaganda do seu Grupo Escoteiro em
sua cidade, utilizando meios de sua escolha tais como:
car tazes, divulgação no rádio, exposição, etc.


2. Identificar e descrever os diferentes tipos de Estratégias
de Comunicação (propaganda, merchandising, venda
pessoal, publicidade, relações públicas).


3. Explicar o que é mídia alternativa, listar as principais e criar uma proposta
para mostrar para sua Seção.


4. Explicar a diferença entre marca, logomarca, logotipo e slogan, exemplificando
com uma empresa nacional.


5. Explicar como e quando se deve utilizar de meios como: redução de preços,
liquidação, brindes, volume extr a, recipiente  reutilizável e concurso.


6. Inventar um produto fictício e elaborar uma propaganda para apresentar à
sua Seção.


7. Explicar a importância da propaganda para uma empresa no mercado atual.


8. Fazer uma pequena lista, de no mínimo dez nomes, de marcas conhecidas e
o porquê destes nomes.


9. Explicar a importância das cores nas propagandas e embalagens e dar o
significado de cada cor.


10. Explicar a impor tância da embalagem e quais as suas finalidades.


11. Explicar o que é tar get e como atingi-lo.8 7


12. Diferenciar as formas de pagamento (por atacado, à varejo, à dinheiro, à
crédito, por amostra, à termo, no disponível, à prestações e com  reserva de
domínio.).


RADIOAMADORISMO
1. Conhecer a regulamentação governamental relacionada
com o r adioamadorismo, no que se refere ao uso, prática
e ética operacional.


2. Elaborar um diagrama e explicar à Seção os princípios
elementares dos aparelhos transmissores e receptores de
rádio.


3. Identificar, nos arredores de sua casa ou da sede, três tipos ou modelos de
antenas destinadas ao radioamadorismo, conhecendo suas principais
car acterísticas.


4. Saber como aterrar e proteger dos raios uma estação de rádio.


5. Conhecer pelo menos dois modelos de transceptores, explicando à Seção as
características de cada um.


6. Elaborar e expor à Seção um trabalho sobre o uso de repetidoras.


7. Pr eparar e aplicar um jogo diretamente ligado ao radioamadorismo.


8. Apresentar à Seção um trabalho que exponha os princípios básicos do uso
do radioamadorismo em operações de emergência.


9. Elaborar um car tão QSL pessoal contendo o símbolo do Radioescotismo.


10. Manter contato de forma ágil com outras três estações, sendo pelo menos
uma delas uma estação escoteira.


11. Instalar e pôr em funcionamento um sistema de comunicação via rádio em
uma atividade externa,


12. Apresentar a licença de sua estação de radioamador expedida pelo órgão
oficial competente.


RADIOESCUTA
1. Promover, sozinho ou com sua estação ou Patrulha e em
presença de seu examinador, duas visitas a estações de
radioamador e uma visita a uma estação comercial de rádio
ou televisão, apresentando relatório à Seção.


2. Relatar por escrito um mínimo de cinco estações de rádio
que transmitam em ondas curtas programas em língua portuguesa e outras
cinco que transmitam em língua estrangeira, descrevendo horários, freqüência8 8
e conteúdo da programação.


3. Saber identificar e demonstrar o uso e a utilidade dos comandos e controles
de um radioreceptor.


4. Fazer uma exposição de cartões QSL com pelo menos 20 exemplares, sendo
três, no mínimo, pertencentes a estações escoteiras.


5. Saber interpretar pelo menos cinco expressões do Código Q, cinco letras do
Código Fonético Internacional e cinco letras do Código Morse, ouvidas em
transmissões.


6. Reconhecer pelo menos seis indicativos de chamada de países diferentes,
ouvidos em transmissões.


REPAROS DOMÉSTICOS
1. Ajustar uma campainha elétrica.


2. Substituir lâmpadas.


3. Substituir arruelas de torneiras e caixas de descarga.


4. Remover, limpar e recolocar em seu lugar um tapete
grande.


5. Amolar facas, passar roupas e fazer um embrulho.


6. Sa ber o que fazer nos casos de ruptura de canos e escapamento de gás.


7. Consertar goteiras ou canos com vazamentos.


8. Consertar por tões ou cercas.


9. Lubrificar e ajustar um aparelho doméstico.


10. Substituir os cabos de uma janela de guilhotina.
11. Envidraçar uma janela.


12. Desentupir ralos e vasos sanitários.


13. Conser tar estuque  esburacado.


14. Colocar maçaneta, fechadura e dobradiças em uma porta.


15. Fazer pequenos consertos na mobília.


16. Limpar e ajustar um f ogão ou aquecedor a gás.


17. Substituir botijão de gás.


18. Saber verificar a voltagem local.


19. Fazer uma extensão e consertos em tomadas e interruptores elétricos.


20. Saber consertar brinquedos.


21. Colocar quadr os e cortinas.


22. Pintar uma par ede, uma janela ou um objeto de uso doméstico.


23. Remendar uma roupa com perfeição.


24. Mistur ar massa de cimento e fazer pequenos conser tos.8 9


REPAROS EM FIBRA
1. Conhecer os produtos que compõem a solução de fibra
de vidro, relatando suas origens, aplicações e usos.


2. Demonstrar os riscos de envenenamento e os cuidados
necessários para a guarda, mistura e aplicação dos produtos
que compõem a solução de fibra de vidro.


3. Reparar uma pr ancha de surf ou f azer pequenos serviços
em embarcações e objetos em fibra de vidro, preferencialmente pertencentes
ao Grupo ou à Região Escoteira.


4. Fazer um curso técnico ou participar da construção de uma embarcação ou
objeto de fibra de vidro.


5. Visitar um estaleiro e descrever para a Seção as técnicas e estratégias adotadas
para construção e reparos.


6. Conhecer os produtos de acabamento em fibra de vidro, como tintas, lixas,
massas, poliuretanos, etc.


SALVAMENTO
1. Ter a especialidade de Natação, no Nível 3.


2. Atirar um cabo com bóia de salvamento a um nadador
afastado 10 m.


3. Demonstrar como se aproximar, abordar e retirar da água
uma pessoa em pânico.


4. Demonstrar os tipos de nado compatíveis com o salvamento, em função do
meio onde ele ocorre.


5. Ter noções básicas de primeiros socor ros, na área de reanimação de afogados.


6. Saber reconhecer lugares seguros e perigosos para banhistas (mar, rios e
lagos).


7. Saber reconhecer locais com correntezas e como proceder para deles se
afastar.


8. Identificar peixes que representam riscos para banhistas, em mares, rios e
lagos, e saber reconhecer sua presença em locais de banho.


9. Elaborar e apresentar à Seção um trabalho ressaltando os perigos em
atividades aquáticas, como se conduzir durante tais atividades e as medidas
de segurança que devem  ser adotadas par a evitar acidentes.9 0


SECRETARIADO
1. Saber fazer ligações em DDD e DDI e identificar seus
custos.


2. Saber redigir um texto com um mínimo de 100 palavr as.


3. Conhecer a organização de um escritório.


4. Saber organizar um arquivo.


5. Conhecer noções básicas de atendimento ao público.


6. Organizar um fichário com um mínimo de 30 números telefônicos.


7. Organizar a agenda pessoal de compromissos de outra pessoa para um
período mínimo de um mês.


8. Ter conhecimento de serviços bancários: preenchimento de cheques,
depósitos, tarifas bancárias, compensações etc.


9. Saber operar uma mesa telefônica simples e um aparelho de faz.


10. Ter conhecimento básico de técnicas de redação (ofícios, memorandos, cartas
etc.).


11. Ter noções de um segundo idioma.


12. Transcrever um texto de forma rápida, clara e precisa.


13. Sa ber fazer a ata de uma reunião, aplicando seus conhecimentos em alguma
opor tunidade em sua Patrulha, Seção ou Grupo Escoteiro.


14. Ter noções de contabilidade, apresentando o demonstrativo de resultados
de uma a tividade da Seção.


15. Fazer estágio em um escritório, na função de secretário(a), durante um
mínimo de cinco períodos, totalizando 20 horas.


SEGURANÇA
1. Saber os cuidados a adotar diante de casos de vazamento
de gás.


2. Saber como proceder no caso de incêndio em sua casa.


3. Conhecer os cuidados para evitar a entrada de ladrões
em sua residência.


4. Conhecer as regras de segurança para o trânsito na rua.


5. Conhecer as regras de segurança na escola.


6. Saber os cuidados a adotar ao sair à noite.


7. Fazer um folheto explicativo sobre regras de segurança.


8. Organizar uma campanha para a preparação de um plano de ação visando
melhorar a segurança no bairro onde reside.


9. Saber os cuidados a adotar para o acondicionamento de produtos químicos,9 1
remédios e outras substâncias potencialmente perigosas.


10. Conhecer os telefones de emergência em sua localidade.


11. Descrever cuidados a adotar ao trafegar a pé por ruas e calçadas,


12. Descrever cuidados a adotar no manuseio de produtos inflamáveis.


SEGURANÇA NO TRÂNSITO
1. Conhecer o Código Nacional de Trânsito.


2. Conhecer os sinais usados nos cruzamentos pelos policiais
do trânsito.


3. Demonstrar que conhece as regras de segurança em casos
de acidentes com veículos, nas ruas e nas estradas.


4. Conhecer as regras de segurança para caminhadas em
calçadas e ao longo de estradas.


5. Executar, com a colaboração da Seção, uma demonstração sobr e segur ança
no trânsito. para um público escolar ou escoteiro.


6. Iniciar ou cooperar com uma campanha destinada a manter em bom estado
a sinalização de trânsito, nas proximidades de sua residência ou da sede da
Seção.


7. Elaborar um folder sobre prevenção de acidentes de trânsito e difundi-lo
em sua Seção ou comunidade.


8. Explicar as regras básicas para sinalizar o local de um acidente.


9. Conhecer o significado das luzes do semáforo para veículos e pedestres.


10. Conhecer os principais telefones para conta to imediato, nos casos de acidentes
(Policia, Pronto Socorro etc.).


11. Fazer uma estatística dos acidentes ocorridos na sua localidade.


12. Promover na Seção um debate  sobre segurança no transito.


SERRALHARIA


1. Conhecer as ferramentas utilizadas em serralharia.


2. Fazer um gancho em “S”, uma argola e um grampo.


3. Fazer uma ferradura.


4. Saber usar a bigorna e o malho.


5. Saber soldar dois pedaços de ferro, conhecendo os tipos
de solda.


6. Conhecer as regras de segurança no trabalho em serralharias.


7. Conhecer os tipos de material utilizado por serralheiros.


8. Cortar um pedaço de ferro,9 2


9. Fazer um trabalho em ferro de sua livre escolha.


10. Trabalhar durante um  dia em uma serralharia


11. Limar e endir eitar uma chapa de ferro.


12. Demonstr ar o princípio de funcionamento de um portão de contra peso.


SINALIZAÇÃO


1. Confeccionar um par de bandeiras de semáfora.


2. Conhecer e explicar à Seção os alfabetos morse e semafórico
e o código internacional de bandeiras.


3. Receber e transmitir palavras soltas, por meio de semáfora.


4. Conhecer os sinais manuais e com o auxílio de apitos
utilizados no Movimento Escoteiro.


5. Transmitir e receber uma mensagem à noite, com luz.


6. Saber, em morse e semáfora, o sinal inter nacional de socorro.


7. Elaborar um artigo sobre evolução da sinalização através da história.
8. Transmitir e receber em semáfora, à razão de 30 letr as por minuto, uma
mensagem de pelo menos 30 palavr as.


9. Transmitir e receber em morse, 5 razão de 25 letras por minuto, uma
mensagem de pelos menos 25 palavras.


10. Construir um a parelho para transmitir morse por meio de sinais luminosos.


11. Pesquisar sobre os sistemas modernos de transmissão de sinais e explicá-los
à Seção.


12. Conhecer a sinalização cega e luminosa de navegação nacional e internacional,
bem como as notações importantes para embarcações, aeronaves, portos,
aeropor tos e canais.


SOBREVIVÊNCIA
1. Conhecer as recomendações que devem ser seguidas em
casos de sobrevivência na selva.


2. Demonstr ar o uso de métodos de orientação.


3. Conhecer os métodos de obtenção de água potável,
demonstrando o uso de pelo menos um deles.


4. Conhecer plantas medicinais de sua r egião e seu uso.


5. Conhecer os primeiros socorros que devem ser aplicados em casos de picadas
de insetos, cobras e aracnídeos; saber transportar feridos e tratar de casos
de insolação.


6. Ter noções básicas de meteorologia.9 3


7. Possuir conhecimento essencial sobre caça e pesca, improvisando utensílios
para a prática de tais atividades.


8. Possuir conhecimento da flora e da f auna de sua região.


9. Explicar quais são os alimentos encontrados na natureza e de que modo
podem ser preparados para consumo.


10. Listar e reconhecer frutos silvestres encontrados em sua região que não
podem ser ingeridos, em razão de sua toxicidade.


11. Aplicar três métodos de acendimento de fogo.


1 2 . Cons t r u i r   um  abr i go na t u r a l   com ma t e r i a l   encont r ado na  na t u r e z a ,
conhecendo as necessidades e as características do local aonde se vai construí-
la.


TOPOGRAFIA
1  . Conhecer  os  mode rnos  mé todos  de   l e v ant amento
topográfico.


2. Estar familiarizado com os termos mais  habitualmente
empregados nos levantamentos topográficos.


3. Conhecer e saber utilizar forma adequada os instr umentos
básicos de topografia.


4. Conhecer a construção de um teodolito e demonstrar seu uso.


5. Fabricar um aparelho sensível que funcione com o princípio de um teodolito.


6. Levantar o croqui de uma superfície de 2 ha, utilizando a escala indicada
pelo examinador.


7. Marcar em um campo um polígono com 2 km de perímetro assinalado em
um mapa.


8. Ensinar à Seção os princípios básicos da topografia.


9. Explicar a diferença entre topografia e topometria.


10. Levantar o plano de um caminho de l km de extensão.


11. Identificar o campo de ação da topografia, sacando os benefícios e vantagens
decorrentes de sua aplicação.


12. Efetuar o levantamento topográfico de uma área de acampamento, utilizando
procedimentos escoteiros.


VENDAS
1. Citar as principais características de um vendedor.


2. Observar e elaborar um relatório sobr e a  atividade de
um vendedor durante um dia de trabalho.9 4


3. Participar ativamente de uma campanha para arrecadação de fundos
organizada pela Seção e que se baseie na venda de algum produto ou ser viço
(cartões comemorativos, convites para um almoço etc.).


4. Conhecer e sa ber utilizar um talão de pedidos, preenchendo de for ma correta.


5. Conhecer os ter mos cotação, proposta,  prazo de entrega e condições de
pagamento.


6. Saber o que é uma equipe de vendas.


7. Oper ar uma calculadora com agilidade e precisão.


8. Criar um produto imaginário e elaborar a estratégia de marketing a ser
utilizada em sua comercialização.


9. Conhecer a legislação tributária que se aplica, em seu Estado, aos diferentes
tipos de produtos.


10. Saber preencher uma nota fiscal de venda.


11. Demonstr ar conhecimento dos direitos trabalhistas do vendedor.


12. Possuir noções básicas sobre o cálculo de juros.


VITRINES
1. Conhecer o uso tridimensional do espaço de uma vitrine.


2. Associar o período do ano ou a oportunidade de venda
com a seleção do material a ser utilizado na decoração da
vitrine.


3. Listar as características de um cartaz apropriado para
exibição em uma vitrine.


4. Organizar e montar três vitrines diferentes, sendo uma de divulgação do
Movimento Escoteiro.


5. Saber pintar letreiros.


6. Trabalhar durante 40 horas na organização de vitrines.


7. Promover um debate com profissionais da área com a finalidade de ilustrar
as técnicas básicas utilizadas na montagem de uma vitrine.


8. Obser var  pelo menos dez  vitrines, duas de cada tipo de estabelecimento,
relatando suas observações sobre técnicas e.procedimentos utilizados.


9. Discor rer sobre o uso de cores e luzes nas vitrines.9 5


HABILIDADES ESCOTEIRAS


ACAMPADOR
1. Ter acampado com a Seção ou Patrulha por um mínimo
de seis noites para o Nível 1, l2 noites para o Nível 2, e 25
noites para o Nível 3.


2. Saber montar, desmontar, dobrar e acondicionar uma
barraca.


3. Conhecer as técnicas de conservação de uma barraca, sabendo fazer pequenos
reparos.


4. Saber escolher locais seguros para montar uma barraca,


5. Saber os cuidados a adotar em casos de temporal e alagamento.


6. Saber cuidar e tratar do lixo quando em acampamento.


7. Montar um canto de patrulha, considerando os padrões de acampamento e
com auxílio da Patrulha.


8. Cozinhar uma refeição simples individual em fogo de lenha, sem utilizar
utensílios de cozinha.


9. Fazer pelo menos cinco pioneirias diferentes e úteis em acampamentos,
utilizando amarras.


10. Ter acampado por três noites sem utilizar barraca, dormindo em abrigo
natural ou em saco de dor mir especial para o relento.


11. Saber orientar-se por meio de cartas topográficas, com e sem emprego de
bússola.


12. Saber improvisar barraca, mochila, espeques, esteios e artigos semelhantes,
utilizando-os durante um acampamento ou jornada.


13. Demonstrar que conhece e sabe utilizar os seguintes nós e voltas: de correr,
escota duplo, em oito, balso pelo seio, arnês, fiel, ribeira, redonda com cotes
e do salteador.


1 4 . Demo n s t r a r   o s   c u i d a d o s   p a r a   c om  o  ma t e r i a l   n e c e s s á r i o   p a r a   um
acampamento.


15. Elaborar um cardápio e lista de gêneros para as refeições da Seção durante
um acampamento e uma jornada, ambos com duração igual a um fim de
semana.


16. Saber acondicionar os gêneros alimentícios para um acampamento e uma
jornada.


17. Prepara o material individual para um acampamento e para uma jornada,
ambos com duração igual a um fim de semana.9 6


18. Elaborar a programação de um acampamento da Patrulha, com duração
igual a um fim de semana.


ALMOXARIFE
1. Ter noções básicas do funcionamento de um almoxarif ado.


2. Selecionar corretamente o material para um acampamento
da Seção.


3. Visitar um almoxarifado de um órgão público ou empresa
privada entrevistando seu responsável, para conhecer a
impor tância e a responsabilidade da função.


4. Encarregar-se do material da Seção durante um acampamento de final de
semana.


5. Administrar o almoxarifado da Seção por um período mínimo de três meses.


6. Organizar um cadastro de fornecedores do material utilizado pela Seção.


7. Realizar o inventário do material da Seção, efetuando um levantamento do
valor em moeda corrente, para o caso de ser necessária a substituição de
qualquer item.


8. Executar a manutenção apropriada no material de campo da Seção.


9. Organizar o processo de controle de estoque do material utilizado pela Seção.


CIDADÃO DO MUNDO
1  .  C o n h e c e r   a  Or g a n i z a ç ã o  Mu n d i a l   d o  Mo v ime n t o
Escoteiro (WOSM), localização do Escritório Mundial,
suas Regiões e respectivos Escritórios.


2. Identificar em um planisfério pelo menos cinqüenta países
em que o Movimento Escoteiro tenha existência legal,
em todas as Regiões Escoteiras.


3. Conhecer o emblema escoteiro e a bandeira nacional de pelo menos trinta
deles e explicar o significado do emblema oficial da Organização Mundial
do Movimento Escoteiro.


4. Manter correspondência com um escoteiro estrangeiro durante doze meses
(mínimo de cinco cartas), procurando aumentar seus conhecimentos gerais
sobre a geografia, a história e os costumes do país em questão, não só por
meio da cor respondência, mas também pela leitura de livros.


5. Ter acampado com escoteiros estrangeiros, em atividades nacionais ou
internacionais.9 7


6. Ter participado de alguma atividade de caráter internacional promovida por
uma Organização Escoteir a ou Organização Internacional (ONU, UNESCO,
UNICEF,  UNHCR etc.).


7. Escrever um artigo sobre os problemas atuais do mundo e como o Escotismo
pode colaborar na busca de solução.


8. Identificar os cinco países que possuem os maiores contingentes escoteiros
na relação membros potenciais /membros ef etivos e a razão deste sucesso.


9. Fazer um estudo sobre os principais Parques do Escotismo Mundial,
apresentando à Seção uma palestra sobre o tema.


10. Montar um painel com pelo menos 15 insígnias escoteiras estrangeiras.


11. Pesquisar e apresentar à Seção pelo menos três exemplos de trabalhos
comunitários desenvolvidos por associações escoteir as estrangeir as.


12. Relatar os esforços de três organizações que se ocupem em promover a paz
mundial, identificando sua metodologia de atuação e abrangência.


COZINHEIRO
1. Abrir latas de conserva, cortar legumes e preparar uma
bebida.


2. Identificar os utensílios necessários para a preparação de
uma refeição definida pelo examinador.


3. Fritar ovos e preparar saladas, decorando os pratos, e
preparar uma bebida quente.


4. Fazer uma lista dos mantimentos com quantidades necessárias para uma
refeição festiva para a Seção.


5. Saber como conser var  os alimentos conforme a temperatura ambiente.


6. Preparar um cardápio equilibrado para um acampamento de final de semana,
calculando as quantidades dos gêneros para a Patrulha.


7. Cozinhar para a Patrulha durante um acampamento de final de semana, a
lenha e a gás, demonstrando cuidados com a segurança e a higiene.


8. Preparar alguma iguaria da cozinha mateira, como pão de caçador, ovo na
laranja, ovo no espeto, carne moída no espeto, etc.


9. Projetar e participar da montagem da cozinha do canto da Patrulha em um
acampamento, justificando os cuidados adotados para r eduzir os riscos de
incêndio.


10. Elaborar um cardápio variado para um dia, somente com comidas mateir as.


11. Preparar, em um acampamento, três tipos de sobremesa.


12. Limpar e preparar uma peça de carne.9 8


13. Limpar e preparar um peixe.


14. Construir uma intendência no canto de Patrulha, durante um acampamento.


15. Preparar uma refeição para a Patrulha sem utilizar utensílios (cozinha mateira).


GRUMETE
1. Reconhecer 8 (oito) tipos diferentes de embarcações locais.


2. Conhecer a nomenclatura das embarcações a remo e as
ordens de comando para sua propulsão.


3. Demonstrar que sabe arrumar material e pessoal em uma
embarcação,  compensando-a satisfatoriamente.


4. Conhecer as regras de segurança aplicáveis na navegação
a remo e saber o que fazer em caso de emergência.


5. Executar algumas tarefas de limpeza e manutenção da embarcação.


6. Conhecer a inf luência das correntes sobr e a embarcação.


7. Saber remar como guarnição de um escaler, prumar e amarrar uma
embarcação.


8. Manobrar, sozinho, uma embarcação a remo para largar, fundear, atracar e
abicar em uma praia.


9. Conhecer a Rosa dos Ventos e demonstr ar como fazer uso da bússola.


10. Saber lançar um cabo de reboque, de uma embarcação para outra, e saber
dar e receber reboque.


11. Conhecer os símbolos e saber interpretar uma Carta Náutica.


12. Ter noções básicas de meteorologia.


PIONEIRIA
1. Fazer e saber a utilidade de pelo menos l5 nós.


2. Fazer as amarras quadrada e diagonal, conhecendo sua
aplicação.


3. Fazer as amarras paralela e de tripé, conhecendo sua
aplicação.


4. Construir um fogão suspenso e uma mesa de campo.


5. Demonstrar que conhece as r egras de segurança no manuseio de ferramentas.


6. Mostrar conhecimento sobre um dos seguintes assuntos: movimentação de
grandes pesos e estiramento de cabos, ancoragem de sustentação, jangadas,
cabos de vai-e-vem ou passagens com cabos.


7. Construir um pórtico ou latrina de campo.9 9


8. Construir um canto de lenhador, de acordo com as regras de segurança.


9. Construir um abrigo natural para duas pessoas, utilizando meios existentes
no local.


10. Projetar e coordenar a execução de uma pioneiria de médio porte.


11. Construir uma cozinha de acampamento.


12. Saber afiar ferramentas e conhecer os cuidados  para sua manutenção.


RASTREADOR


1. Reconhecer, pelo olfato, oito em dez substâncias de uso
comum.


2. Reconhecer, pela audição, oito em dez ruídos comuns.


3. Reconhecer, pelo tato, doze em quinze objetos.


4. Reconhecer e explicar características que distinguem cinco
pegadas humanas (pessoa correndo, caminhando, com peso
nas costas, andando de ré, mancando etc.).


5. Seguir satisfatoriamente três pistas naturais de aproximadamente 500 m.


6. Seguir uma pista com pelo menos l.500 m e 40 sinais de pista, identificando
pelo menos 35 sinais.


7. Desenhar e descrever corretamente um objeto, depois de observá-lo dur ante
um minuto.


8. Interpretar com razoável correção três histórias a partir de rastros na areia,
no barro, na neve ou em outr o tipo de solo.


9. Fazer os moldes em gesso de rastros de pássaros, animais, automóveis e
bicicletas, r otulando-os com informações alusivas à data e ao local onde
foram colhidos.


SAPADOR
1. Limpar o terreno para a montagem do local onde ficará
o material de sapa.


2. Fazer uma fossa para líquidos.


3  .  C o n h e c e r   o s   c u i d a d o s   a   a d o t a r   n o  ma n u s e i o   d e
ferramentas de sapa.


4. Saber montar uma latrina de campo.


5. Saber utilizar a serra traçante.


6. Saber afiar ferramentas de sapa.


7. Enumerar e identificar as ferramentas de sapa.


8. Conhecer os cuidados para a conser vação em bom estado das ferramentas100
de sapa.


9. Saber recuperar ferramentas de sapa  danif icadas.