Novo mapa de Etapas Ramo sênior
Escalada, Conquista e Azimute
é necessário 1/3 dos itens (25 itens)para a conquista de cada etapa
Escalada, Conquista e Azimute
é necessário 1/3 dos itens (25 itens)para a conquista de cada etapa
|
devido a doença ou lesão. |
Conhecer 3 pontos de verificação de pulsação e saber quando utilizar |
cada um. |
2. |
Saber identifi car a existência de fraturas (internas |
e externas), entorses e luxações, conhecendo seus tratamentos e socorro de urgência. |
3. |
Conhecer os sintomas e tratamento de urgência |
e de tomar as devidas ações preventivas. |
de: estado de choque, traumatismo craniano e |
4. |
Conhecer os principais sintomas e tratamento de |
urgência para: picadas de animais venenosos,
situação.
meios de transporte improvisados e de urgência para acidentados em trilhas.
|
9. |
Identificar as doenças sexualmente transmissíveis |
(DST) comuns e respectivas formas de prevenção. |
Ser capaz de identificar comportamentos de risco e de tomar as devidas ações preventivas. |
10. |
Identificar 3 drogas (dentre as quais uma |
estimulante, uma depressora e uma psicotrópica) |
e explicar seus efeitos no organismo e os riscos
associados.
11 a 16 |
11. |
Organizar o material de primeiros socorros da |
patrulha para cada tipo de atividade por pelo |
menos 1 mês.
12. |
Conhecer o material individual necessário |
para diferentes típos de excursões, de acordo |
com o programa de atividade (acampamento, |
acantonamento, volante, fixa, etc) sabendo |
arrumá-lo na mochila.
13. |
Selecionar corretamente o material de campo |
para um acampamento de patrulha ou Seção. |
14. |
Demonstrar conhecer as regras de segurança no |
manuseio de facões e machadinhas, tomando |
cuidados para a manutenção e conservação das
ferramentas da patrulha.
ferramentas da patrulha.
15. |
Construir com demais membros da Seção uma |
fogueira para o Fogo de Conselho, respeitando
as regras de segurança na montagem e
desmontagem da fogueira, bem como às normas |
do local.
16. |
Manter em conjunto com a patrulha o canto |
de patrulha limpo e organizando, colaborando |
também com a limpeza e organização da sede.
em um acampamento de 3 dias.
|
21 a 32 |
21. |
Incorporar ao cotidiano a prática de um esporte ou |
atividades físicas regulares. |
22. |
Fazer e saber utilizar as seguintes amarras: quadrada, |
paralela,diagonal e tripé na construção de
pioneirias e engenhocas. |
23. |
Fazer e saber utilizar os seguintes nós: volta |
redonda, pescador, oito, correr, balso pelo seio, |
catau, volta do salteador, nó de andaime, boca de |
lobo e volta do enfardador. |
24. |
Confeccionar sozinho uma das seguintes pioneirias: |
a) lixeira com tampa e pedal; |
b) pórtico |
c) canto de lenhador; ou |
25. |
Planejar na cidade com sua patrulha e executar no |
acampamento a montagem do campo de |
patrulha, com as seguintes pioneirias básicas: |
toldo, mesa com bancos , dispensa e canto do |
lenhador com porta ferramentas; observando a |
correta disposição de barracas e pioneirias, |
considerando fatores como tipo e a inclinação do |
terreno, vento, rios, árvores e demais fatores do |
local. |
26. |
Planejar e executar a construção de uma das |
|
27. |
Mostrar conhecimento sobre os processos de |
ancoragem e estiramento de cabos |
28. |
Participar de um acampamento volante (ou travessia) |
que tenha pelo menos 12 km. |
29. |
Percorrer uma trilha previamente delimitada de pelo |
menos 2 km, calculando as distâncias e azimutes |
bússola ao mesmo tempo, sabendo escolher a melhor
|
32. |
Participar (com outro membro de sua Seção ) de |
uma jornada de pelo menos 15 km a pé ou de |
embarcação, ou ainda 30 km de bicicleta, acampando
e preparando suas refeições durante o trajeto e |
fazendo o Percurso de Gilwell de no mínimo 5 km. |
Cumprir pelo menos 4 tarefas dentre as relacionadas |
abaixo, sendo uma das tarefas indicada pelo |
escotista e apresentando no final um relatório de |
toda a jornada, fazendo um esboço do percurso |
realizado, com base nos dados coletados. Tarefas
sugeridas: a)Estudo da fauna e flora; b) Estudo |
dos recursos minerais; c) Meios de transporte; d) Educação; e) População (aspectos históricos e culturais); f) Turismo; g) Recreação e lazer; h) Saúde;i) Comércio; j) Agronomia; k) Indústria; l) Impactos
Ambientais provocados pelo Homem |
33.
Manter (sozinho ou com sua patrulha) um
informativo escoteiro durante 3 meses, com
atualizações semanais, expondo também as
principais notícias da semana colhidas em
diversos meios de comunicação, junto com uma
visão crítica de cada uma delas. O informativo
poderá ser impresso, um jornal mural na sede ou
um blog pela internet.
34.
Participar ativamente do planejamento e
organização de uma atividade de patrulha ou
Seção, sendo posteriormente bem avaliado pelos
companheiros e pela chefia.
35.
Escolher uma das seguintes opções:
a) Conquistar 3 especialidades de nível 2, em 3
dos ramos de conhecimento a seguir: Cultura,
Desportos, Serviços e Ciência e Tecnologia; OU
b) Comparar pelo menos 4 opções profi ssionais,
indicando vantagens e desvantagens de cada uma,
identificando as decisões que terá de tomar ao
longo dos seus estudos e que irão influenciar a
escolha de sua profissão.
36.
Escolher um tema de seu interesse e criar uma
obra a partir dele, tal como uma escultura,
pintura, esquete, canção, poesia, dentre outras
à sua escolha ou ainda criar uma campanha de
divulgação para a seção.
37Participar ativamente de uma mesa redonda,
debate ou estudo de caso com membros da sua
Seção sobre um tema escolhido dentre vários
apresentados pela chefia. Tais como: «Os perigos
da idolatria», «A violência entre as torcidas
organizadas», «Os con itos entre as diferentes
«tribos urbanas»: emos, punks, rockeiros, pit boys, etc.»
38.
Escolher uma descoberta científi ca e explicar
como esta contribui (ou pode vir a contribuir)
para melhorar o mundo.
39.
Exemplicar o signifi cado que atribui à Lei e
Promessa Escoteiras e os valores nelas contidos,
identificando decisões e comportamentos
pessoais deles decorrentes e como tenta aplicá-
los no dia a dia, numa conversa com um dos
escotistas da Seção.
40.
Redigir o seu próprio Compromisso Sênior,
discutindo -o com um dos escotistas da Seção.
Este compromisso deverá ser validado pela Corte
de Honra.
41.
Fazer uma auto-avaliação, indicando os seus
progressos desde o Compromisso Sênior realizado
e os pontos que possui mais dificuldades.
42.
Definir as metas de sua progressão na Tropa
Sênior/Guia, estabelecendo prazos para concluir
as etapas e as especialidades que pretende
conquistar. A cada etapa concluída, estas metas
deverão ser revisadas.
43.
Participar, com empenho e sem distinção, dos
vários tipos de atividade da Seção por pelo
menos 6 meses, procurando sempre justifi car
DESENVOLVIMENTO DO CARÁTER
previamente ao monitor ou escotista as suas
ausências.
44.
Criar um fi lme, uma peça de teatro, uma poesia,
um texto literário ou uma charge que expressem
sua visão otimista de encarar o mundo.
45.
Descrever a importância do correto
e de desenvolvimento comunitário organizadas
e Corte de Honra
46.
Assumir e desempenhar plenamente seus
encargos na patrulha durante os últimos 3 meses,
sendo bem avaliado pelos seus companheiros.
47.
Conhecer os procedimentos básicos para minorar
a situação em caso de acidentes, mantendo a
calma e o controle da situação.
48.
Participar de jogos escoteiros ou competições
esportivas, respeitando as regras e aceitando
resultados negativos.
49.
Participar de atividades aventureiras, respeitando
as regras de segurança, buscando superar seus
medos.
50.
Participar ativamente dos debates e processos
decisórios realizados na Seção, expondo as suas
opinões e respeitando as opiniões alheias.
51.
Identificar as principais organizações sociais e de
serviço comunitário de sua cidade com as quais
possa colaborar.
52.
Participar ativamente das campanhas de serviço
funcionamento dos Conselhos de Patrulha, Tropa
pelo seu Grupo Escoteiro, pelo Distrito ou pela
Região.
53.
Participar ativamente de pelo menos 1 atividade
de cunho comunitário desenvolvida pela sua
patrulha.
54.
Organizar sozinho ou em conjunto com a
patrulha, uma reunião social, com jovens de
ambos os sexos.
55.
Assumir responsabilidades em casa, contribuindo
assim com o aumento da confi ança por parte de
seus pais
56.
Organizar um debate com sua patrulha
ou seção sobre um dos seguintes itens:
infi delidade, ciúmes, ficar ou namorar:eis a
questão, relacionamentos emocionalmente
desequilibrados.
57.
Escolha uma das seguintes atividades abaixo:
a) Identifi car e discutir com sua patrulha as
manifestações mais evidentes de «Bullying» que
observa na escola, bairro, família e dentro do
movimento escoteiro. OU
b) Assistir e debater com sua patrulha um filme ou
peça teatral que proporcione a discussão a respeito
dos direitos individuais e coletivos.
58.
Acolher as decisões de seus pais/responsáveis,
manifestando respeitosamente seus pontos de
vista em contrário.
59.
Participar ativamente e de forma respeitosa das
discussões e decisões dos Conselhos de Patrulha,
de Tropa e das eleição de monitores.
60.
Participar de forma respeitosa e contributiva de
pelo menos 1 das seguintes atividades realizadas
na sua Seção: debates, estudos de caso ou «júri
simulado»
61.
Planejar e executar o seu Projeto para Escoteiro
da Pátria.
62.
Escolher 1 das opções abaixo:
a) Pesquisar sobre a cultura indígena predominante
na sua Região Geográfi ca (N, NE, CO, SE ou S)
e apresentar uma dramatização com a devida
caracterização.
b) Pesquisar e aplicar na Seção 2 jogos indígenas
oriundos de tribos brasileiras.
63
Escolher 1 das opções abaixo:
a) Produzir com sua patrulha um troféu de um
torneio ou lembrança para presentear outro GE
ou alguma autoridade, utilizando alguma técnica
típica do artesanato brasileiro.
b) Preparar uma apresentação no Fogo de
Conselho sobre a antiga cultura popular
brasileira (história, lenda, danças, músicas, mitos,
artesanato, etc), com detalhes de vestimentas,
canções e artefatos tradicionais.
64.
Conhecer a Organização Mundial do Movimento
Escoteiro(WOSM), localização do Escritório
Mundial, suas Regiões e respectivos escritórios.
65.
Escolher 1 das atividades abaixo:
a) Manter contato com um senior ou guia
estrangeiro durante pelo menos 3 meses (mínimo
de 4 mensagens ou cartas enviados) procurando
aumentar seus conhecimentos sobre o escotismo,
a história, geografi a e os costumes do país em
questão e apresentando o resultado para sua
patrulha. OU
b) Participar ativamente da organização de
um «Jantar Internacional» da Seção onde cada
patrulha representará um país diferente,
apresentando além da culinária, trajes e músicas
característicos e informações gerais sobre o
Escotismo naquele país.
66.
Tomar parte em pelo menos 1 atividade em
cooperação com outras organizações ligadas à
preservação do meio ambiente.
67.
Apresentar à Seção um estudo ilustrado de um
problema ambiental de sua cidade, apontando
suas causas e possíveis soluções.
OU
Escolher e executar com sucesso uma das
atividades “complementares» da MMA, destinadas
68.
Conhecer a teoria e realizar pelo menos uma vez
uma «Cirurgia Vegetal» junto com sua patrulha.
OU
Escolher e executar com sucesso uma das
atividades «principais» da IMMA, destinadas ao
Ramo Sênior
69.
Aplicar em conjunto com a patrulha normas
de campismo de baixo impacto.
70.
Escolher 1 dos itens abaixo:
casos de incêndio a bordo.
a) Realizar uma pesquisa sobre as origens de sua
crença religiosa e apresentar o resultado à Seção
ou Patrulha; OU
b) Correlacionar os artigos da Lei Escoteira com os
seus princípios religiosos e discuti-los com a chefia.
71.
Participar, freqüentemente, dos momentos
de reflexão realizados no início e término das
atividades escoteiras, buscando fazer orações
sinceras e reflexivas;
72.
Buscar reservar momentos de re exão e
aproximação com Deus, por meio da oração;
OU
73.
Participar de uma das seguintes atividades de
reflexão (fichas REME): “Carta a mim mesmo” ou
“Salmo 151”.
74.
Realizar (sozinho ou com sua patrulha) uma
pesquisa sobre ao menos 4 religiões, apontando
suas similaridades e apresentando o resultado à
Seção.
75.
Pesquisar e promover um debate com a sua
patrulha ou Seção sobre a relação entre a
intolerância religiosa e con itos atuais no Brasil e
no mundo.