Conjunto de atividades Ramo Sênior (1 ao 75)

Novo mapa de Etapas Ramo sênior


Escalada, Conquista e Azimute 


é necessário 1/3 dos itens (25 itens)para a conquista de cada etapa 







DESENVOLVIMENTO FÍSICO

1 a 10

1.
Conhecer os limites normais de pressão arterial,
pulso e temperatura e saber como podem mudar

devido a doença ou lesão.
Conhecer 3 pontos de verificação de
 pulsação e saber quando utilizar
cada um.

2.
Saber identifi car a existência de fraturas (internas
e externas), entorses e luxações, conhecendo seus
 tratamentos e socorro de urgência.

3.
Conhecer os sintomas e tratamento de urgência
e de tomar as devidas ações preventivas.
de: estado de choque, traumatismo craniano e
 hemorragia (interna e externa).

4.
Conhecer os principais sintomas e tratamento de
urgência para: picadas de animais venenosos, 
envenenamentos  e queimaduras de todos os
graus.

5.
Explicar como agir e  como evitar casos de
insolação, hipotermia e queimaduras e as
medidas de primeiros socorros para cada
situação.



6.
Compreender a importância de se manter
imóvel uma pessoa suspeita de fratura na coluna
vertebral, bacia e costelas. Saber aplicar controle
cervical e imobilização alternativa e conhecer
meios de transporte improvisados e de urgência
para acidentados em trilhas.



7.
Compreender a importância de reconhecer e
tratar rapidamente uma parada cardiorespiratória
sabendo aplicar corretamente as técnicas de
reanimação cardiopulmonar (RCP).

8.
Pesquisar e apresentar o resultado do  trabalho à
Seção, sobre um dos temas a seguir:
a) Anorexia Ner vosa,
devido a doença ou lesão. Conhecer 3 pontos de
b) Perigos do uso de anabolizantes,
c) Álcool e direção.
9.
Identificar as doenças sexualmente transmissíveis
(DST) comuns e respectivas formas de prevenção.
Ser capaz de identificar comportamentos 
de risco e de tomar as devidas ações preventivas.


10.
Identificar 3 drogas (dentre as quais uma
estimulante, uma depressora e uma psicotrópica)
e explicar seus efeitos no organismo e os riscos
associados.

11 a 16


11.
Organizar o material de primeiros socorros da
patrulha para cada tipo de atividade por pelo
menos 1 mês.


12.
Conhecer o material individual necessário
para diferentes típos de excursões, de acordo
com o programa de atividade (acampamento,
acantonamento, volante, fixa, etc) sabendo
arrumá-lo na mochila.


13.
Selecionar corretamente o material de campo
para um acampamento de patrulha ou Seção.
14.
Demonstrar conhecer as regras de segurança no
manuseio de facões e  machadinhas, tomando
cuidados para a manutenção e conservação das
ferramentas da  patrulha.

15.
Construir com demais membros da Seção uma
fogueira para o Fogo de Conselho, respeitando
as regras de segurança na montagem e
desmontagem da fogueira, bem como às normas
do local.
16.
Manter em conjunto com a  patrulha o canto
de patrulha limpo e organizando, colaborando
também com a limpeza e organização da sede.


17 a 19
17.
Elaborar e executar um cardápio para a patrulha
em um acampamento de 3 dias.


18.
Elaborar a lista de compras e um cardápio
individual, corretamente equilibrado em
quantidade, variedade e valores nutricionais para
um bivaque ou um acampamento volante de 2
dias devidamente balanceado e adequado ao
clima e à conservação dos gêneros.


19.
Cozinhar à lenha ao ar livre, sem o uso de
utensílios (cozinha mateira) pelo menos 3 pratos
e 1 sobremesa.


20
20.
Planejar um calendário mensal pessoal,
distribuindo o tempo entre os estudos,
obrigações familiares e sociais, escotismo e lazer.


21 a 32

21.
Incorporar ao cotidiano a prática de um esporte ou
atividades físicas regulares.
22.
Fazer e saber utilizar as seguintes amarras: quadrada,
paralela,diagonal e tripé na construção de
pioneirias e engenhocas.

23.
Fazer e saber utilizar os seguintes nós:  volta
redonda, pescador, oito, correr, balso pelo seio,
catau, volta    do salteador, nó de andaime, boca de
lobo e  volta   do enfardador.
24.
Confeccionar sozinho uma das seguintes pioneirias:
a) lixeira com tampa e pedal;
b) pórtico
c) canto de lenhador; ou
d) intendência suspensa

25.
Planejar na cidade com sua patrulha e executar no
acampamento a montagem do campo de
patrulha, com as seguintes pioneirias básicas:
toldo, mesa com bancos , dispensa e canto do
lenhador com porta ferramentas; observando a
correta disposição de barracas e pioneirias,
considerando fatores como tipo e a inclinação do
terreno, vento, rios, árvores e demais fatores do
local.
26.
Planejar e executar a construção de uma das

seguintes pioneiras:



a) barraca suspensa ou

b) torre de observação com capacidade para 4 pessoas
27.
Mostrar conhecimento sobre os processos de
ancoragem e estiramento de cabos
28.
Participar de um acampamento volante (ou travessia)
que tenha pelo menos 12 km.
29.
Percorrer uma trilha previamente delimitada de pelo
menos 2 km, calculando as distâncias e azimutes
entre os pontos demarcados.




30.
Conseguir se orientar utilizando uma carta e uma
bússola ao mesmo tempo, sabendo escolher a melhor
rota na carta topográfica, calculando distâncias,
reconhecendo a direção do curso de um rio, cumes

e depressões do terreno e as principais convenções
topográficas.


31.

Saber utilizar recursos/métodos naturais para sua
orientação no campo.
32.
Participar (com outro membro de sua Seção ) de
uma jornada de pelo menos 15 km a pé ou de
embarcação, ou ainda 30 km de bicicleta, acampando
e preparando suas refeições durante o trajeto e
fazendo o Percurso de Gilwell de no mínimo 5 km.
Cumprir pelo menos 4 tarefas dentre as relacionadas
abaixo, sendo uma das tarefas indicada pelo
escotista e apresentando no final um relatório de

toda a jornada, fazendo um esboço do percurso

realizado, com base nos dados coletados. Tarefas
sugeridas: 


a)Estudo da fauna e  flora; b) Estudo
dos recursos minerais; c) Meios de transporte;d) Educação; e) População (aspectos históricos e culturais); f) Turismo; g) Recreação e lazer; h) Saúde;i) Comércio; j) Agronomia; k) Indústria; l) Impactos
Ambientais provocados pelo Homem

33.
Manter (sozinho ou com sua patrulha) um
informativo escoteiro durante 3 meses, com
atualizações semanais, expondo também as
principais notícias da semana colhidas em
diversos meios de comunicação, junto com uma
visão crítica de cada uma delas. O informativo
poderá ser impresso, um jornal mural na sede ou
um blog pela internet.

34.
Participar ativamente do planejamento e
organização de uma atividade de patrulha ou
Seção, sendo posteriormente bem avaliado pelos
companheiros  e pela chefia.

35.
Escolher uma das seguintes opções:
a) Conquistar 3 especialidades de nível 2, em 3
dos ramos de conhecimento a seguir: Cultura,
Desportos, Serviços e Ciência e Tecnologia; OU
b) Comparar pelo menos 4 opções profi ssionais,
indicando vantagens e desvantagens de cada uma,
identificando as decisões que terá de tomar ao
longo dos seus estudos e que irão influenciar a
escolha de sua profissão.

36.
Escolher um tema de seu interesse e criar uma
obra a partir dele, tal como uma escultura,
pintura, esquete, canção, poesia, dentre outras
à sua escolha ou ainda criar uma campanha de
divulgação para a seção.

37Participar ativamente de uma mesa redonda,
debate ou estudo de caso com membros da sua
Seção sobre um tema escolhido dentre vários
apresentados pela chefia. Tais como: «Os perigos
da idolatria», «A violência entre as torcidas
organizadas», «Os con  itos entre as diferentes
«tribos urbanas»: emos, punks, rockeiros, pit boys, etc.»

38.
Escolher uma descoberta científi ca e explicar
como esta contribui (ou pode vir a contribuir)
para melhorar o mundo.

39.
Exemplicar o signifi cado que atribui à Lei e
Promessa Escoteiras e os valores nelas contidos,
identificando decisões e comportamentos
pessoais deles decorrentes e como tenta aplicá-
los no dia a dia, numa conversa com um dos
escotistas da Seção.

40.
Redigir o seu próprio Compromisso Sênior,
discutindo -o com um dos escotistas da Seção.
Este compromisso deverá ser validado pela Corte
de Honra.

41.
Fazer uma auto-avaliação, indicando os seus
progressos desde o Compromisso Sênior realizado
e os pontos que possui mais dificuldades.

42.
Definir as metas de sua progressão na Tropa
Sênior/Guia, estabelecendo prazos para concluir
as etapas e as especialidades que pretende
conquistar. A cada etapa concluída, estas metas
deverão ser revisadas.

43.
Participar, com empenho e sem distinção, dos
vários tipos de atividade da Seção por pelo
menos 6 meses,  procurando sempre justifi car
DESENVOLVIMENTO DO CARÁTER
previamente ao monitor ou escotista as suas
ausências.

44.
Criar um fi lme, uma peça de teatro, uma poesia,
um texto literário ou uma charge que expressem
sua visão otimista de encarar o mundo.

45.
Descrever a importância do correto
e de desenvolvimento comunitário organizadas
e Corte de Honra

46.
Assumir e desempenhar plenamente seus
encargos na patrulha durante os últimos 3 meses,
sendo bem avaliado pelos seus companheiros.

47.
Conhecer os procedimentos básicos  para minorar
a situação em caso de acidentes, mantendo a
calma e o controle da situação.

48.
Participar de jogos escoteiros ou competições
esportivas, respeitando as regras e aceitando
resultados negativos.

49.
Participar de atividades aventureiras, respeitando
as regras de segurança, buscando superar seus
medos.

50.
Participar ativamente dos debates e processos
decisórios  realizados na  Seção, expondo as suas
opinões e respeitando as opiniões alheias.

51.
Identificar as principais organizações sociais e de
serviço comunitário de sua cidade com as quais
possa colaborar.

52.
Participar ativamente das campanhas de serviço
funcionamento dos Conselhos de Patrulha, Tropa
pelo seu Grupo Escoteiro, pelo Distrito ou pela
Região.

53.
Participar ativamente de pelo menos 1 atividade
de cunho comunitário desenvolvida pela sua
patrulha.

54.
Organizar sozinho ou em conjunto com a
patrulha, uma reunião social, com jovens de
ambos os sexos.

55.
Assumir responsabilidades em casa, contribuindo
assim com o aumento da confi ança por parte de
seus pais

56.
Organizar um debate com sua patrulha
ou seção sobre um dos seguintes itens:
infi delidade, ciúmes, ficar ou namorar:eis a
questão, relacionamentos emocionalmente
desequilibrados.

57.
Escolha uma das seguintes atividades abaixo:
a) Identifi car e discutir com sua patrulha as
manifestações mais evidentes de «Bullying» que
observa na escola, bairro, família e dentro do
movimento escoteiro. OU
b) Assistir e debater com sua patrulha um filme ou
peça teatral que proporcione a discussão a respeito
dos direitos individuais e coletivos.

58.
Acolher as decisões de seus pais/responsáveis,
manifestando respeitosamente seus pontos de
vista em contrário.

59.
Participar ativamente e de forma respeitosa das
discussões e decisões dos Conselhos de Patrulha,
de Tropa e das eleição de  monitores.

60.
Participar de forma respeitosa e contributiva de
pelo menos 1 das seguintes atividades realizadas
na sua Seção: debates, estudos de caso ou «júri
simulado»

61.
Planejar e executar o seu Projeto para Escoteiro
da Pátria.

62.
Escolher 1 das opções abaixo:

a) Pesquisar sobre a cultura indígena predominante
na sua Região Geográfi ca (N, NE, CO, SE ou S)
e apresentar uma dramatização com a devida
caracterização.

b) Pesquisar e aplicar na Seção 2 jogos indígenas
oriundos de tribos brasileiras.

63
Escolher 1 das opções abaixo:


a) Produzir com sua patrulha um troféu de um
torneio ou lembrança para presentear outro GE
ou alguma autoridade, utilizando alguma técnica
típica do artesanato brasileiro.

b) Preparar uma apresentação no Fogo de
Conselho sobre a antiga cultura popular
brasileira (história, lenda, danças, músicas, mitos,
artesanato, etc), com detalhes de vestimentas,
canções e artefatos tradicionais.

64.
Conhecer a Organização Mundial do Movimento
Escoteiro(WOSM), localização do Escritório
Mundial, suas Regiões e respectivos escritórios.

65.
Escolher 1 das atividades abaixo:

a) Manter contato com um senior ou guia
estrangeiro durante pelo menos 3 meses (mínimo
de 4 mensagens ou cartas enviados) procurando
aumentar seus conhecimentos sobre o escotismo,
a história, geografi a e os costumes do país em
questão e apresentando o resultado para sua
patrulha. OU

b) Participar ativamente da organização de
um «Jantar Internacional» da Seção onde cada
patrulha representará  um país diferente,
apresentando além da culinária, trajes e músicas
característicos e informações gerais sobre o
Escotismo naquele país.

66.
Tomar parte em pelo menos 1 atividade em
cooperação com outras organizações ligadas à
preservação do meio ambiente.


67.
Apresentar à Seção um estudo ilustrado de um
problema ambiental de sua cidade, apontando
suas causas e possíveis soluções.

OU

Escolher e executar com sucesso uma das
atividades “complementares» da MMA, destinadas

68.
Conhecer a teoria e realizar pelo menos uma vez
uma «Cirurgia Vegetal» junto com sua patrulha.

OU

Escolher e executar com sucesso uma das
atividades «principais» da IMMA, destinadas ao
Ramo Sênior


69.
Aplicar em conjunto com a patrulha normas
de campismo de baixo impacto.

70.
Escolher 1 dos itens abaixo:
casos de incêndio a bordo.

a) Realizar uma pesquisa sobre as origens de sua
crença religiosa e apresentar o resultado à Seção
ou Patrulha; OU

b) Correlacionar  os artigos da Lei Escoteira com os
seus princípios religiosos e discuti-los com a chefia.


71.
Participar, freqüentemente, dos momentos
de reflexão realizados no início e término das
atividades escoteiras, buscando fazer orações
sinceras e reflexivas;


72.
Buscar reservar momentos de re  exão e
aproximação com Deus, por meio da oração;

OU

73.
Participar de uma das seguintes atividades de
reflexão (fichas REME): “Carta a mim mesmo” ou
“Salmo 151”.

74.
Realizar (sozinho ou com sua patrulha) uma
pesquisa sobre ao menos 4 religiões, apontando
suas similaridades e apresentando o resultado à
Seção.

75.
Pesquisar e promover um debate com a sua
patrulha ou Seção sobre a relação entre a
intolerância religiosa e con  itos atuais no Brasil e
no mundo.